ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Museu Municipal de Esposende vai expor colecção de presépios




“Onde Mora o Deus Menino" é como se intitula a exposição de presépios que vai estar patente, no Museu Municipal de Esposende, entre os dias 4 de Dezembro de 2012 e 31 de Janeiro de 2013.

Promovida pela Câmara Municipal de Esposende, esta é uma mostra de colecionismo, subordinada ao tema do Presépio, que recria o imaginário do Natal tradicional português.

Nesta exposição, além de inúmeros presépios de colecções particulares do concelho, executados em barro, plástico, porcelana ou madeira, será possível encontrar o presépio tradicional e a sua versão actual.

O presépio tradicional era executado com musgo fresco, vegetação e as figuras de barro pintadas de cor garrida da Sagrada Família, Reis Magos e do boi e do burro. Depois evoluiu para incluir mais personagens e contar a história do próprio quotidiano rural que lhe deu expressão e manteve viva esta tradição durante muito tempo. Actualmente continua a sofrer alterações, com a introdução da árvore de Natal a substituir simplesmente o Presépio em muitas casas.

A exposição "Onde mora o Deus Menino" poderá ser vista na Sala dos Azulejos do Museu Municipal de Esposende, de terça a sexta–feira, das 14h00 às 17h30 e ao domingo, das 15h00 às 18h30. A entrada é gratuita.

Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem do Município de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário