ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Município de Esposende distinguiu mérito dos atletas, técnicos, equipas e associações desportivas do concelho



Mais de um milhão e meio de euros é quanto a Câmara Municipal de Esposende vai investir na área do desporto em 2013. O anúncio fo
i feito pelo Autarca João Cepa, na 3.ª Gala de Distinção de Mérito Desportivo do Município de Esposende, que decorreu, no passado dia 24 de Novembro, no Auditório Municipal de Esposende, e que visou premiar e valorizar os atletas que, ao longo da época desportiva 2011/2012, mais se destacaram nas respectivas modalidades desportivas. 

Assim, foram distinguidos 42 atletas, 11 técnicos, 4 equipas e 7 associações desportivas do concelho, numa cerimónia onde foram também assinados os Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo entre o Município de Esposende e a Federação Portuguesa de Canoagem, Federação Portuguesa de Taekwondo, Associação de Patinagem do Minho, Associação de Andebol de Braga e Associação de Futebol de Braga. Oportunamente será assinado o protocolo com a Federação Nacional de Karaté de Portugal, dada a impossibilidade do Presidente deste organismo estar presente na Gala.

Através destes protocolos, a Autarquia pretende incentivar a prática desportiva, promovendo as referidas modalidades, sobretudo junto das camadas mais jovens, pelo que assegura o pagamento das taxas de filiação, inscrição, cartões e seguros dos atletas dos escalões de formação nas Associações ou Federações das respectivas modalidades, num investimento que, na época 2012/2013, ronda os 50 mil euros.

A Câmara Municipal suportará, deste modo, os custos relativos aos atletas do Centro Social da Juventude de Mar, na modalidade de andebol e dos atletas do Hóquei Clube de Fão, na modalidade de hóquei em patins. No que respeita à canoagem, a Autarquia assegura as despesas com os atletas da Associação Rio Neiva, Clube Náutico de Fão e do Grupo Recreativo, Cultural e Desportivo de Gemeses.

Relativamente ao futebol, são abrangidos a Associação Cultural e Desportiva “Os Apulienses”, Associação Desportiva de Esposende, Centro Social Juventude de Belinho, Clube de Futebol de Fão, Desportivo Recreativo Estrelas de Faro, Forjães Sport Clube, Futebol Clube de Marinhas, Gandra Futebol Clube e União Desportiva de Vila Chã.

Estes protocolos incluem ainda o apoio à Associação de Karaté de Apúlia, Taekwondo Clube de Esposende e Centro Social Juventude Unida de Marinhas.

O Presidente da Câmara Municipal começou por agradecer o trabalho desenvolvido pelas Associações e Federações e pelos clubes do concelho, possibilitando uma prática desportiva alargada em termos competitivos ou de lazer.

João Cepa referiu que os Contratos Programas se enquadram numa nova estratégia de apoio aos clubes, que se traduz numa “política de apoio mais eficaz, mais justa e mais equilibrada, que permite à Câmara Municipal acompanhar mais de perto a aplicação dos recursos financeiros do Município”. 

Não obstante as limitações financeiras da Câmara Municipal, “o desporto tem sido uma área prioritária”, afiançou o Autarca, garantindo que a aposta é para manter no próximo ano, estando já assegurados mais de um milhão e meio de euros, no Orçamento do Município para 2013, montante destinado ao apoio à actividade dos clubes, construção e requalificação de equipamentos desportivos e organização de eventos e actividades desportivas. “Para a dimensão que temos e com as dificuldades que hoje vivemos, é um esforço grande, mas é mais do que justificado”, afirmou João Cepa, acrescentando que “os clubes podem continuar a contar com o apoio da Câmara Municipal, desde que a sua actividade e a sua forma de estar se paute pela seriedade, pelo rigor e pela qualidade”.

O Presidente da Autarquia felicitou os atletas, técnicos, equipas e associações distinguidas pelos feitos alcançados na última época desportiva, dizendo que “são motivo de grande orgulho” e realçando que os resultados são fruto de muito trabalho.

Em jeito de despedida, João Cepa deixou um agradecimento pessoal a todos quantos, em termos desportivos, colaboraram com a Câmara Municipal ao longo dos últimos 14 anos, fazendo do concelho uma referência no plano regional e mesmo nacional.

Da parte dos responsáveis das Associações e Federações ouviram-se elogios à parceria que volta a ser estabelecida com o Município de Esposende. O Presidente da Associação de Futebol de Braga agradeceu à Autarquia o apoio à formação desportiva, na medida em que “garante uma maior sustentabilidade aos clubes”. Manuel Machado destacou, por outro lado, o contributo da prática do futebol para a formação social, cultural e humana dos atletas.

O Presidente da Direcção da Associação de Andebol de Braga felicitou os galardoados, exortando-os a perseguir, com o mesmo empenho e profissionalismo, o trabalho que têm vindo a desenvolver. Manuel Moreira apontou a parceria com o Município de Esposende como “um sinal de esperança para o enriquecimento através da prática desportiva de muitos jovens” e destacou o desempenho das equipas de andebol do Centro Social da Juventude de Mar. A terminar, deixou uma palavra de agradecimento à Câmara Municipal, e em particular ao Presidente João Cepa, “pela maneira sábia como tem apoiado o desporto em geral e, em particular, o andebol”.

Em representação da Federação Portuguesa de Taekwondo, o Vice-Presidente da Associação de Taekwondo de Braga, João Paulo Torres, saudou a renovação do protocolo com a Autarquia, permitindo o apoio aos atletas para a prática da modalidade no concelho. “É um apoio de todo relevante”, que contribui também para a formação humana dos atletas, referiu.

Por seu lado, o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Mário Santos, agradeceu o apoio da Autarquia aos clubes que, no concelho, promovem a prática da modalidade. Saudou os resultados alcançados e felicitou os atletas distinguidos, referindo que “Esposende tem um potencial enorme para a organização de eventos de canoagem”.

Por fim, o Presidente da Associação de Patinagem do Minho agradeceu ao Município o apoio ao Hóquei Clube de Fão, “sabendo que os tempos estão difíceis e só com apoios como estes é possível manter de pé clubes que enfrentam bastantes dificuldades”. A distinção dos atletas é, para António Lopes, “a prova inequívoca do apoio e reconhecimento de um esforço e dedicação”, pelo que felicitou a Autarquia pela iniciativa da Gala de Distinção de Mérito Desportivo. 

A cerimónia contou com um momento musical protagonizado pela Escola de Música de Esposende e com a exibição da Academia de Dança PraxiStudio.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário