ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Município de Esposende serve nova edição de “Sabores do Campo” em Novembro



Iniciativa regista adesão de 22 restaurantes e 7 pastelarias

Face ao sucesso registado na 1.ª edição, a Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com as unidades de restauração e de hotelaria e pastelarias do concelho, vai repetir a iniciativa “Sabores do Campo: Gastronomia de Novembro”.

Assim, durante o mês de Novembro, os sabores do campo vão ser servidos à mesa de 22 restaurantes do concelho, acompanhados dos vinhos verdes dos produtores locais e doçaria de sete pastelarias. Dos restaurantes aderentes, dez participam no Concurso Gastronómico do evento. 

Paralelamente à componente gastronómica, o evento “Sabores do Campo” inclui um programa de animação, que integra Workshops de Cozinha e Pastelaria, as Feiras de Velharias e Artesanato e um Magusto-convívio.

As Feiras de Velharias e de Artesanato decorrerão nos dias 4 e 25 de Novembro, respectivamente, entre as 10h00 e as 19h00, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende.

A Escola Profissional de Esposende volta a associar-se à iniciativa “Sabores do Campo”, através da realização de workshops de cozinha e pastelaria, com reputados Chefes, nomeadamente Ricardo Cardoso, Natacha Marques, Dalila, Renato Cunha, António Loureiro e Rui Martins. Mais informações sobre os workshops estão disponíveis no site da Escola Profissional de Esposende, em www.epe.pt.


Aberto à comunidade em geral, decorrerá no dia 18 de Novembro, a partir das 15h00, no Largo da Igreja, em Fonte Boa, um Magusto-convívio, com animação musical.

O “Fim-de-semana em Esposende” de Novembro será também integrado no evento, propondo um roteiro de visita pelo concelho de forma a dar a conhecer alguns locais diferenciadores e ainda a realização da caminhada “Caminhos da Fé”, na freguesia de Belinho.

Através da promoção da iniciativa “Sabores do Campo: Gastronomia de Novembro”, que desafia as unidades de restauração concelhias a apostarem na promoção dos seus pratos e na arte de bem servir, a Câmara Municipal de Esposende pretende criar mais um factor de atractividade no concelho, contribuindo para ajudar o sector da restauração.

Esposende é uma terra associada ao peixe. Contudo, é um concelho onde a carne também faz parte da sua gastronomia. Com a chegada do Outono, surgem novos ingredientes, que trazem diversidade, aromas doces e quentes e “Sabores do Campo”. A gastronomia desta época pode incluir refeições muito variadas, sendo as carnes acompanhadas pelos frescos hortícolas do litoral de Esposende, pelos Lacticínios de Marinhas e sobremesas com doçaria, sempre com o acompanhamento de um bom vinho verde dos produtores engarrafadores locais.

Pretende-se pois, com este evento, promover a gastronomia e as tradições que marcam a identidade de Esposende e lhe conferem diferença e genuinidade. Promover a qualidade da restauração do concelho, divulgar e utilizar cada vez mais os produtos endógenos e atrair comensais para combater ou atenuar a sazonalidade da procura que se verifica nesta época do ano são objectivos primordiais da iniciativa.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário