ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Câmara Municipal de Esposende sensibiliza comunidade escolar para uma alimentação saudável




Com o objectivo de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora a 16 de Outubro, a Câmara Municipal de Esposende levou a efeito, entre os dias 15 e 19 de Outubro, a Semana da Alimentação.

Assim, integrado no projecto "Crescer Saudável", a Autarquia desenvolveu, em várias escolas do concelho, um conjunto de actividades que procuraram fomentar hábitos alimentares saudáveis, mas também esclarecer que uma alimentação saudável não tem que ser necessariamente dispendiosa.

Das várias iniciativas realizadas, salienta–se "Hoje é dia de comer bem", desenvolvida na EB1/JI de Gemeses, EB1 de Barral (Palmeira de Faro), EB1/JI de Cepães, EB1/JI de Pinhote e EB1/JI de Góios (Marinhas). Esta actividade procurou, de uma forma divertida e lúdica, explicar às crianças que se pode comer bem e de forma saudável usando os alimentos característicos de cada estação do ano, assim como alertar para algumas regras importantes a ter no dia–a–dia, para crescerem fortes e saudáveis.


"Começar o dia com o pé direito!" foi outra das actividades, desenvolvidas em todas as escolas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância de Apúlia, Fonte Boa e Rio Tinto, com o intuito de sensibilizar as crianças para a importância do pequeno–almoço.

Outra das iniciativas que tem tido bastante acolhimento por parte das escolas e instituições particulares de solidariedade social que confeccionam refeições escolares — "O Chef vai à Escola", contou com a excelente colaboração dos chefs Daniela Morais, Paula Peliteiro, Ilda Costa e Elisa Lafuente, que orientaram a confecção de refeições saudáveis em alguns destes equipamentos, procurando estimular e apelar ao consumo de determinados alimentos, inovando na forma como são confeccionados e apresentados. Nesta edição em particular pretendeu–se promover o consumo de peixe.

A Semana da Alimentação contou ainda com a realização de acções dirigidas a pais e encarregados de educação no sentido de os sensibilizar para algumas regras importantes no dia–a–dia alimentar dos seus filhos.

Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário