ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Centro Interpretativo de S. Lourenço recebeu mais de 13 mil visitantes no primeiro ano




Centro Interpretativo de S. Lourenço recebeu mais de 13 mil visitantes no primeiro ano

No primeiro ano de funcionamento, o Centro Interpretativo de S. Lourenço (CISL) recebeu mais de 13 mil visitantes, número que expressa a mais-valia deste equipamento municipal localizado no Monte de S. Lourenço, na freguesia de Vila Chã.

Desde o dia 19 de Agosto de 2011, data em que foi inaugurado, o CISL tem registado uma procura crescente, quer por parte da comunidade educativa e instituições, como pessoas a título individual, câmaras municipais ou empresas, de vários pontos do país, assim como turistas oriundos de diversos países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Brasil, Canadá e Rússia.
 
Em termos de perfil, destacam-se os visitantes situados na faixa etária inferior a 13 anos, resultado do trabalho desenvolvido pelo Serviço Educativo, seguindo-se o grupo com idades entre os 26 e os 55 anos.

O Centro interpretativo de S. Lourenço é um equipamento cultural com valências de exposição e serviços, que pretende interpretar o espaço, ou seja, ser um ponto de partida para o conhecimento não só do Castro de S. Lourenço, mas de toda a área geográfico-arqueológica de Esposende. A partir do CISL o visitante poderá sair à descoberta da história de Esposende, com visitas ao Castro de S. Lourenço, ao património histórico e arqueológico de Esposende, com particular incidência no planalto de Vila Chã, rico em vestígios arqueológicos.

O Centro Interpretativo de S. Lourenço está aberto ao público à terça-feira, das 14h00 às17h30, de quarta a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, e ao sábado e domingo entre as 14h00 e as 18h00.

De entre as várias propostas para o próximo mês, destaque para as actividades integradas nas Jornadas Europeias do Património, que decorrerão de 17 a 30 de Setembro. Trata-se de uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, cujo objectivo é a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Este ano sob o lema “O Futuro da Memória”, pretende-se promover e realçar a importância do património cultural enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e refletir sobre o seu papel para a construção do futuro. Considerando que o
Futuro da Memória só poderá ser garantido com a cooperação e empenho de toda a sociedade, tornandose fundamental a sua sensibilização, o Centro Interpretativo de S. Lourenço propõe a realização de diversas acções com o objetivo de estimular a aproximação física e emocional ao património.

Para marcações ou para informações, os interessados deverão contactar o Serviço de Património Cultural da Câmara Municipal, através do telefone 253 960 100/179 ou do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt.
Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário