ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 31 de julho de 2012

Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações continua a mobilizar idosos de Esposende



Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações continua a mobilizar idosos de Esposende

O Dia dos Avós, que se comemorou a 26 de Julho, foi assinalado em Esposende, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações.

O Centro de Intervenção Cultural e Social (CICS) de Palmeira de Faro reuniu cerca de 200 idosos de onze instituições do concelho, para festejarem a efeméride, num convívio intergeracional. As crianças do Jardim de Infância e do ATL da instituição encantaram os mais velhos com a apresentação de um espectáculo, dando o mote à festa, onde reinou a alegria e a animação.

Também integrado nas comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, decorreu, no dia 19 de Julho, no Monte de S. Lourenço, em Vila Chã, a eliminatória do Torneio de Malha, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Esposende. Esta actividade envolveu a participação das várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, num total de 56 jogadores, e desenvolveu-se em quatro fases, sendo que a final foi disputada por 12 equipas. Uma vez mais, assistiu-se à alegria contagiante dos participantes, tendo o Centro Social e Paroquial de Curvos vencido esta eliminatória, seguindo-se, em 2.º lugar, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende. Este torneio pretendeu estimular o convívio entre os utentes das IPSS’s.


Já no próximo mês de Agosto, nas instalações do Instituto Português de Artes Tradicionais Japonesas, a funcionar na antiga EB1 de Susão, em Palmeira de Faro, irão decorrer quatro sessões de formação sobre Chi Kung, dirigidas aos técnicos das IPSS’s com valências para a terceira idade. Esta formação está integrada no projecto “Idade com Energia”, desenvolvido em regime de voluntariado pelo Presidente daquele organismo e visa dotar os técnicos de competências para a prática regular da actividade, proporcionando o bem-estar físico e mental do idoso.

Recorde-se que as comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações estão a ser desenvolvidas no âmbito da Rede Social, com o intuito de promover uma cultura de envelhecimento activo baseada numa sociedade para todas as idades. A Câmara Municipal e Esposende, em conjunto com diversas entidades concelhias, está, assim, a desenvolver iniciativas lúdicas, recreativas, desportivas, musicais, culturais, desportivas e outras, através de um programa que decorre ao longo do ano em curso.

Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário