ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 26 de junho de 2012

20 anos da Biblioteca Municipal de Esposende juntou protagonistas de hoje e de então


20 anos da Biblioteca Municipal de Esposende juntou protagonistas de hoje e de  então

No âmbito do programa comemorativo do 20.º aniversário da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, realizou-se no passado sábado, 23 de Junho, uma tertúlia intitulada “20 anos de Histórias e afectos: a voz dos leitores e dos protagonistas”.
A iniciativa contou com a presença dos protagonistas de então, Alberto Queiroga Figueiredo (Presidente da Câmara Municipal), Penteado Neiva (Vereador da Cultura), António Maranhão Peixoto (Bibliotecário) e os de hoje, Benjamim Pereira (Vice-Presidente da Câmara Municipal), Jaqueline Areias (Vereadora da Cultura) e Maria Luísa Leite (Bibliotecária), num diálogo com os leitores e público sobre a importância da Biblioteca na vida da comunidade.


Perante uma assistência de leitores e frequentadores da Biblioteca Municipal, Albino Penteado Neiva começou por traçar a história da Biblioteca desde o seu começo, na Rua da Ribeira, em 1984, referindo o relevante papel da fundação Calouste Gulbenkian.
Por seu turno, Maranhão Peixoto recordou a instalação e o início do funcionamento da Biblioteca Municipal, na Casa do Arco, em 1992.

Já Alberto Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal na época, falou, com emoção, dos tempos em que foi autarca, considerando esse período “o mais feliz da minha vida porque sentia motivação e gosto em fazer algo pelas pessoas do meu concelho”. Durante a sua intervenção, Alberto Figueiredo salientou, ainda, que apesar de ter sido difícil arranjar dinheiro para construir a biblioteca, a tarefa mais árdua seria dinamizá-la e incutir-lhe a actividade que hoje tem, reconhecendo que esta dinâmica se deve ao trabalho e empenho dos seus colaboradores.

Face ao testemunho de Alberto Figueiredo, Benjamim Pereira, Vice-presidente da Câmara Municipal, confessou que revê no actual executivo, liderado por João Cepa, o modelo de rigor e boa gestão, realçado por Alberto Figueiredo durante a sua intervenção. O Vice-Presidente da Câmara Municipal referiu que, apesar da crise financeira que o país atravessa, o executivo mantém a aposta na política de dinamização cultural, evidenciando que a Biblioteca continuará a acompanhar a evolução das novas tecnologias numa linha de intervenção e proximidade com o munícipe. O autarca manifestou que, no âmbito da política definida para a área cultural, ambicionam agregar num único espaço o arquivo histórico municipal e a biblioteca.

No momento dedicado aos leitores foram várias as palavras de elogio e agradecimento ao trabalho desenvolvido ao longo destes 20 anos, culminando com a recitação de dois poemas por Cristina Amorim e Marina Amorim, leitoras assíduas da biblioteca.

Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário