ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 28 de junho de 2012

20º Aniversário da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura envolveu a comunidade


20º Aniversário da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura envolveu a comunidade


O programa teve início, na passada sexta–feira, dia 22, com um encontro com o escritor e jornalista Manuel António Pina, Prémio Camões, contando também com a presença dos jornalistas Germano Silva e Alberto Serra, autor do documentário sobre o escritor, denominado "Um sítio onde pousar a cabeça", sendo o mesmo moderado pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Jaqueline Areias. 
Perante uma assistência de muitos admiradores, Manuel António Pina deslumbrou ao dar a conhecer o homem sábio, humilde, com sentido de humor e excepcional contador de histórias que é. A conversa informal desvendou, para além do escritor, a faceta de um homem comum sem nunca deixar de ser um grande homem da Cultura. 
Por seu turno, no sábado, dia 23, a Tertúlia intitulada "Biblioteca, 20 anos de histórias e de afectos: a voz dos protagonistas e dos leitores" reuniu autarcas, bibliotecários e leitores numa conversa testemunhal sobre a criação e desenvolvimento da biblioteca e sobre a leitura. 
"Nos Castelos de D. Afonso Henriques" foi o tema da opereta interpretada por pais, avós e familiares das crianças do Jardim de Infância de Santo António, Palmeira de Faro, que surpreenderam o público com um espectáculo de qualidade, apresentando uma visão diferente do reinado e das conquistas de D. Afonso Henriques. Paralelamente, decorreu uma exposição de miniaturas de castelos, elaborados pelas crianças e pais. 

Na segunda feira, 25 de Junho, data do aniversário da Biblioteca, foram apresentados dois filmes. O primeiro, intitulado "Biblioteca: 20 anos de histórias e de afectos", que traça a história da Biblioteca no concelho de Esposende, desde a sua criação, na rua da Ribeira, em 1984, até à actualidade, com especial destaque para a inauguração do edifício, em 1992, onde se encontra atualmente instalada. 
O segundo filme consiste num "Lip Dub" da Biblioteca, realizado por alunos e professores da Escola Secundária Henrique Medina e que contou com a participação das crianças do Jardim de Infância Rainha Santa Isabel, da Santa Casa da Misericórdia de Esposende. 
As comemorações terminaram com um espetáculo musical protagonizado pelos alunos do Ensino Articulado de Musica de Forjães que, entre outras peças, cantaram os Parabéns à Biblioteca. 
Em simultâneo com estas iniciativas, foram expostos nas montras das lojas da cidade trabalhos dos alunos integrados no projecto de promoção de leitura do Agrupamento de Escolas de Marinhas, intitulado "Florestas de Contos, Chapéus de Ideias", que encantaram os visitantes. 
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário