ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 25 de Maio de 2012

JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE

JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE
JÁ NAS BANCAS



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Turismo do Porto e Norte organiza Agenda com programação da Quaresma e Semana Santa no território


Incentivar o turista a visitar o Norte do país no período da Páscoa, propondo-lhe viver esta quadra festiva de forma intensa e diferenciada é intuito da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal ao organizar com as autarquias do território uma Agenda exclusivamente dedicada às Solenidades da Páscoa e da Semana Santa.

Quarenta e seis municípios apresentam, nesta Agenda, programação diversificada que inclui actividades e eventos de cariz religioso, mas também propostas de índole cultural e lúdico. Convidar os visitantes a participar nestas celebrações ou simplesmente a disfrutarem da vasta oferta turística da Região num período de intensa actividade cultural é um dos objectivos. Atrair fluxos de turistas, nomeadamente da vizinha Espanha; contrariar a sazonalidade típica da estação; intensificar sinergias com os municípios e em consequência potenciar a dinâmica nos restaurantes, unidades de alojamento e outros serviços turísticos são também propósitos deste trabalho.

Nesta Agenda destacam-se os rituais de preparação da Páscoa como a decoração das ruas das principais cidades com motivos alusivos à Paixão de Cristo em geral de cor roxa, sobretudo as artérias onde passam as principais Procissões como a do Senhor Morto, do Senhor dos Passos e do Enterro do Senhor. As cerimónias religiosas emblemáticas como o Rito do Lava-Pés, a Tradição do Pão Quente, a Bênção dos Ramos, a visita às Igrejas e as representações cénicas da Via Sacra são momentos altos dos programas preparados com a solenidade que a quadra obriga. Paralelamente há toda uma intensa actividade cultural dedicada à Semana Santa: os Museus acolhem exposições, os Mosteiros abrem as suas portas aos Concertos da Páscoa, alguns concelhos organizam ateliers e workshops para os mais novos e vários realizam Feiras do Folar ou do Pão-de-Ló. A Queima do Judas é também uma tradição pagã enraizada em vários municípios. Nos meios rurais, a azáfama dos preparativos da Páscoa começa com a obrigação de jejuar e escrupulosamente não comer carne às sextas-feiras. As ruas, igrejas e capelas são minuciosamente decoradas com flores, pétalas e velas acesas. Cozinham-se as iguarias da quadra em fornos de lenha e estendem-se nas janelas e varandas as toalhas de linho e renda ao passar das procissões. Os cânticos e as orações das cerimónias da Quaresma ecoam pelas aldeias e lugares recônditos, culminando no Domingo de Páscoa com o rebentar de foguetes e o tilintar das sinetas do Compasso Pascal a anunciar a todos os lares a alegria da Ressureição de Jesus.

Tudo isto o visitante encontra nesta Agenda. E ainda mais. Informações sobre locais, horários, moradas, coordenadas GPS e contactos uteis.

www.portoenorte.pt


http://www.portoenorte.pt/client/files/0000000001/2342.pdf