ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 30 de abril de 2012

"A COMANDANTE da Nau NEW DIRA"...



"A COMANDANTE da Nau NEW DIRA"...

Por Carlos Barros

  Como herança natural, a Comandante, herdou uma "prole" de seis tripulantes,  que respiraram, ao longo dos anos, os sabores do rio, do mar, do  campo e da montanha.
     Essa prole, era constituída por crianças e jovens alegres, amigas  solidárias e com amor pela vida.
    Com essa nau, esburacada e desgastada pelo tempo, a "COMANDANTE", filha de um antigo Comandante da Marinha Mercante, Manuel Alves de Lima, "O Ventura",  fez-se ao rio e ao mar e enfrentou, com abnegação e coragem, as hercúleas e ferozes vagas do mar, enfurecidas, em  tempos de tempestades.
     Com o leme sempre preso às  suas calejadas mãos, a "COMANDANTE" norteou a sua nau sempre a bom porto, consultando sempre  a  omnipresente "bússola reluzente, brilhando a metal polidinho," que estava sempre alerta, baloiçando, ao som das viagens marítimas.
  Um dia, a COMANDANTE,  aportou nas terras esposendenses, orientando perigosamente a sua nau, na entrada da barra mortífera de Esposende, sempre ávida a ceifar as vidas.
   Descarregou  em terra a sua "prole" bem alimentada e asseada, e na terra, começou a crescer, com o "adubo" da boa educação da Comandante. 
  Com enormes sacrifícios, a nau encostou-se ao paredão da margem direita do Cávado e os tripulantes estavam crescidos,  homens e mulheres, lançando-se à vida  e assim nasceram uns  "filhinhos"  crescidos, sempre felizes, acompanhando sempre  a COMANDANTE.
  Um dia, numa viagem solitária, nas "entranhas de Abril, uma vaga atacou a nau que mergulhou nas profundezas oceânicas, levando consigo a COMANDANTE”...
  Um ambiente taciturno e de profundo pesar, invadiu Esposende e a COMANDANTE ficou nos nossos corações...
  A COMANDANTE pereceu mas a "prole", continuará com o seu rumo na vida, amando a COMANDANTE com todo o amor e merecido carinho  que sempre a envolveu.
   As gentes de Esposende sempre reconheceram a Comandante como uma grande mulher, uma enorme timoneira, respeitada nas feiras de Barcelos, Forjães e Esposende.
   Os "Zés Felizes" do meu tempo (A. Pinto, Tarrio, Pilares, Arminda, e tantas e tantas pessoas...) viram na Comandante uma mulher que amava o trabalho, a luta, a coragem em "prol da prole"...
  A Ló, a Liva, a Lena, o Pedro, o Carlinhos, a Alicinha são os elementos dessa prole que irão honrar os desígnios da Comandante.
  A Comandante deixou a Nau "Jandineta", (relembrando a Catrineta...) nas boas mãos da sua prole e nós seremos fiéis aos seus desejos.
   Obrigados a todos, em nome da família,  por terem gostado  da minha mãe.

CMLB-Filho da COMANDANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário