ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 21 de março de 2012

Município de Esposende promove espectáculos de teatro no Auditório Municipal



Município de Esposende promove espectáculos de teatro no Auditório Municipal

Com o intuito de assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de Março, a Câmara Municipal de Esposende vai promover, no dia 24, a apresentação da peça «Coração Lusitano», uma produção do Grupo de Teatro da Juventude Unidade de Marinhas (JUM). O espectáculo destina–se ao público em geral e decorrerá no Auditório Municipal de Esposende, pelas 21h30, com entrada livre. 

Com encenação de Jorge Cardoso, esta é uma peça original de Armindo Eiras, poeta, ensaísta, dramaturgo e jornalista, natural de Belinho e emigrante durante vários anos no Rio de Janeiro, Brasil. 

\"Coração Lusitano ou 9 de Abril\" é uma peça repleta de simbolismo e baseada em gente da terra de Marinhas e do concelho de Esposende, que relembra da história as relações entre Portugal, Inglaterra e Alemanha e retrata a partida dos jovens do concelho para a Grande Guerra, com episódios alusivos à vida destes soldados nas trincheiras e dos seus familiares e amores que os aguardavam na terra natal. 

No âmbito do programa "O Teatro e as Escolas", a Autarquia vai também promover a apresentação da peça "Memorial do Convento", adaptada a partir da obra de José Saramago, para os alunos que frequentam o 12.º ano. A peça será apresentada pela Companhia Casa dos Afectos, amanhã, dia 21 de Março, pelas 14h30, no Auditório Municipal de Esposende. 

O programa "O Teatro e as Escolas", visa, por um lado, a promoção do teatro, como arte do espectáculo, junto das escolas, e, por outro, serve de apoio ao programa curricular da disciplina de Língua Portuguesa/Português, através da dramatização de textos que os alunos estudam durante o ano lectivo. É neste sentido que as peças de teatro seleccionadas privilegiam grandes vultos da literatura portuguesa, sendo que, este ano, a escolha recaiu sobre o Nobel da Literatura, José Saramago. 

A Câmara Municipal de Esposende pretende, assim, divulgar e promover o gosto por uma das mais importantes manifestações de arte, o teatro. 
Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário