ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

WORKSHOP TOURISM & CULTURE 2.0 – EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NAS CIDADES DO FUTURO





WORKSHOP TOURISM & CULTURE 2.0 – EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NAS CIDADES DO FUTURO
No dia 16 de Fevereiro, teve lugar no Centro de Educação Ambiental de Esposende um evento de partilha de ideias e experiências no âmbito do Turismo, Cultura e Cidades.

Braga, 21 de Janeiro, 2012 – Na passada Quinta-Feira, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Esposende, Esposende Ambiente e EDIGMA reuniu mais de oitenta responsáveis de museus, Câmaras Municipais e outras entidades ligadas ao Turismo, Cultura e Cidades.

Este evento, que decorreu no Centro de Educação Ambiental de Esposende, assumiu a forma de um workshop, e contou com a moderação de Jorge Sobrado (Assessor do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional), que introduziu os oradores e respectivos temas.

Na primeira intervenção da sessão, Alexandra Roeger (Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente) explicou o papel que o Município de Esposende tem vindo a desempenhar, ao longo dos últimos quinze anos, na promoção e valorização do património natural da região, dando especial destaque ao projecto do Centro de Educação Ambiental de Esposende.

De seguida, o Arquitecto Carlos Figueirinhas (GMF Arquitectos) analisou as mais valias turísticas da região do Norte de Portugal, ilustrando a sua análise com exemplos das lojas de turismo do futuro (Ponte de Lima, Esposende, entre outras).

Por sua vez, Susana Marques (Directora da Setepés) expôs o estudo de caso do polo do design de mobiliário de Paredes, que representará um novo modelo de desenvolvimento para a região.

Concentrando-se na vertente tecnológica da inovação, Miguel Oliveira (CEO da EDIGMA) deu exemplos de projectos interactivos que potenciam a oferta turística e cultural, tais como o Centro de informação turística de Manchester, Museu de Tondela ou o Aeroporto de Lisboa.

Para encerrar as intervenções dos oradores, Luis Macedo (Secretário Executivo da CIM Cávado) referiu-se ao papel das comunidades municipais como elementos agregadores dos interesses comuns dos municípios que representam.

Depois de um período de perguntas e respostas, os presentes foram convidados para uma visita guiada ao “Ambiente Interativo”, uma exposição permanente do Centro de Educação Ambiental de Esposende, onde temáticas alusivas ao ambiente são exploradas através de equipamentos interactivos (chão e parede interactivas, videowall, mesa multitoque, etc.).


No final deste evento, o feedback foi claramente positivo, por ter sido possível perspectivar, através de exemplos práticos apresentados por um painel de oradores multidisciplinar, o que o futuro nos reserva ao nível das experiências turísticas e culturais.

EDIGMA – empresa tecnológica especializada no desenvolvimento de hardware, software e sistemas interactivos baseados no multitoque e reconhecimento gestual. Com projectos de referência em mais de 30 países nas áreas do turismo, cultura, retalho, telecomunicações, eventos e showrooms, a EDIGMA está entre as 200 empresas mais inovadoras do Mundo. Mais informações em www.edigma.com.

Contacto:
João Fernandes | Marketing
jafernandes@edigma.com | 93 553 42 77
EDIGMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário