ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Município de Esposende distinguiu atletas, clubes e dirigente desportivo do concelho




II Gala de Distinção de Mérito Desportivo

Município de Esposende distinguiu atletas, clubes e dirigente desportivo do concelho

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Esposende organizou a II Gala de Distinção de Mérito Desportivo, que distinguiu os atletas, clubes e dirigentes desportivos do concelho pelo sucesso alcançado na época 2010/2011.

A cerimónia decorreu no Auditório Municipal de Esposende, no passado dia 26 de Novembro, e integrou a assinatura dos Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo entre a Câmara Municipal de Esposende e as Federação Portuguesa de Canoagem, Federação Portuguesa de Taekwondo, Federação Nacional de Karaté de Portugal, Associação de Patinagem do Minho, Associação de Andebol de Braga e Associação de Futebol de Braga.

Estes protocolos enquadram-se nas medidas de apoio às colectividades desportivas do concelho e contemplam o pagamento, por parte da Autarquia, das taxas de filiação, inscrição, cartões e seguros dos atletas dos escalões de formação nas associações ou federações das respectivas modalidades, relativos à época 2011/2012, num investimento estimado em 52 mil euros.

Assim, a Câmara Municipal suportará os custos relativos aos atletas do Centro Social da Juventude de Mar, na modalidade de andebol, nos escalões Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis e Escolas, bem como dos atletas do Hóquei Clube de Fão, na modalidade de hóquei em patins, nos escalões de Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis, Escolares e Benjamins.

No que respeita à canoagem, a Autarquia assegura as despesas com os atletas da Associação Rio Neiva, Clube Náutico de Fão e do Grupo Recreativo, Cultural e Desportivo de Gemeses, nos escalões de Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis e Menores.


Relativamente ao futebol, serão abrangidos a Associação Cultural e Desportiva “Os Apulienses”, Associação Desportiva de Esposende, Centro Social Juventude de Belinho, Clube de Futebol de Fão, Desportivo Recreativo Estrelas de Faro, Forjães Sport Clube, Futebol Clube de Marinhas, Gandra Futebol Clube e União Desportiva de Vila Chã, nos escalões de Juniores, Juvenis e Iniciados, Infantis e Escolas.

Estes protocolos incluem ainda o apoio à Associação de Karaté de Apúlia e ao Taekwondo Clube de Esposende.

Com esta medida, a Autarquia visa continuar a incentivar a prática desportiva, promovendo estas modalidades, sobretudo junto das camadas mais jovens. Com efeito, a aposta no desenvolvimento desportivo tem sido um dos desafios do Município de Esposende, que tem vindo a valorizar e distinguir o Mérito Desportivo, nas mais diversas modalidades.

Assim, na segunda edição da Gala foram entregues 72 galardões, entre atletas e clubes e ainda um dirigente desportivo. Entre os distinguidos estão o motard Paulo Gonçalves e os canoístas Teresa Portela e João Ribeiro, bem como o Presidente da Direcção do Centro Social da Juventude de Mar, Fernando Cepa, pelos 35 anos de trabalho na secção desportiva da Associação. Com esta distinção, a Autarquia pretendeu também “homenagear todos aqueles, que ao longo da época desportiva, de forma voluntária, deram o seu melhor para o sucesso dos clubes e associações que integraram”.

Intervindo perante um auditório repleto, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende destacou o esforço financeiro que a Autarquia tem vindo a fazer na promoção do desporto, assegurando que, apesar da conjuntura desfavorável, vai continuar a apoiar os clubes e as diversas modalidades. “É um esforço muito significativo numa altura em que não temos alternativa que não seja cortar em tudo aquilo que são despesas, quer correntes, quer de investimento”, afirmou.

Às associações e federações desportivas, João Cepa agradeceu a colaboração alcançada, que possibilita que “centenas ou milhares de jovens deste concelho possam praticar desporto”, ajudando também os clubes e atletas à conquista de títulos.

Dirigindo-se aos homenageados, o Autarca assumiu “o orgulho que sentimos por levarem o nome de Esposende tão longe” e frisou que a Gala de Distinção de Mérito Desportivo “é o reconhecimento e a prova de que estamos permanentemente atentos ao trabalho que vão desenvolvendo e às conquistas que vão obtendo”. A todos, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu o “magnífico trabalho” que têm desenvolvido em prol do desporto concelhio, quer a nível nacional, quer internacional, saudando ainda o facto de em Esposende se praticar desporto com qualidade e com um leque muito variado de modalidades.

Durante o período de intervenções, que antecedeu a entrega dos galardões, usaram também da palavra o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Mário Santos, o representante da Federação Portuguesa de Taekwondo, Miguel Neto, o Presidente da Federação Nacional de Karaté de Portugal, João Silva, o Presidente da Associação de Patinagem do Minho, José Paulo Matias, o Vice-Presidente da Associação de Andebol de Braga, Manuel Moreira, e o Presidente da Associação de Futebol de Braga, Carlos Coutada.

Todos foram unânimes em elogiar a Câmara Municipal pelo trabalho que vem desenvolvendo em prol do desporto concelhio e pelo apoio que tem prestado aos atletas e clubes, nas mais diversas modalidades, contribuindo para o fomento do desporto e para a formação dos jovens.

Refira-se que a esta segunda edição da Gala de Distinção de Mérito Desportivo contou com as actuações da Escola de Música de Esposende e da PraxiStudio, que abrilhantaram a cerimónia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário