ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

“Roteiro dos Sabores” percorreu escolas do concelho na Semana da Alimentação



“Roteiro dos Sabores” percorreu escolas do concelho na Semana da Alimentação

O “Roteiro dos Sabores” percorreu, entre os dias 17 e 21 de Outubro, as escolas do concelho, com o intuito de assinalar a Semana da Alimentação, uma iniciativa que integra o projecto “Crescer Saudável”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com a Escola Profissional de Esposende, o Centro de Saúde e os estabelecimentos de ensino concelhios.

Tendo por base o tema lançado este ano pela Organização das Nações Unidas – “O Preço dos alimentos – da crise à estabilidade ", o “Roteiro dos Sabores” pretendeu incutir nas crianças a ideia de que a preparação de uma refeição saudável não necessita de muito tempo, nem de despender muito dinheiro. As crianças tiveram oportunidade de participar na preparação de queques de cenoura e perceber que basta um pouco de imaginação para preparar em casa refeições saborosas e saudáveis. Os alunos do Curso de Restauração ensinaram cada passo da receita, com a participação das crianças nas várias tarefas, revelando que o “truque” passa por reduzir a quantidade de açúcar, pela adição de cenoura. Assim, incentiva-se o consumo de legumes, salientando que existem várias formas de ingerir estes alimentos pouco apetecíveis.

Também integrado na Semana da Alimentação, no dia 14 de Outubro, a Câmara Municipal e o Centro de Saúde promoveram uma sessão de esclarecimento, na Escola EB1 de Gemeses, que pretendeu incentivar os pais e encarregados de educação para a mudança de atitudes e hábitos alimentares.

Considerando que, à medida que crescem, as crianças ganham maior liberdade e começam a alimentar-se fora de casa, há a necessidade de criar bons hábitos alimentares, orientando as suas escolhas, o Município considera de primordial importância o projecto “Crescer Saudável” e a Semana da Alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário