ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 29 de outubro de 2011

Município de Esposende aposta na promoção dos “Sabores do Campo”




Município de Esposende aposta na promoção dos “Sabores do Campo”

Em Novembro 20 restaurantes servem gastronomia de Outono

Ao longo de todo o mês de Novembro, os sabores do campo vão estar à mesa de 20 restaurantes do concelho, acompanhados da doçaria de 5 pastelarias locais.

Ciente das dificuldades do sector da restauração e tendo em conta o sucesso da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, a Câmara Municipal de Esposende entendeu promover mais um evento gastronómico, com o propósito de combater a sazonalidade e cativar clientes para a restauração e hotelaria, na denominada época baixa. Assim surge a iniciativa “Sabores do Campo: Gastronomia de Outono”, cuja primeira edição foi, esta manhã, apresentada publicamente, em sessão que decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.


O Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende destacou a importância estratégica do produto gastronomia/vinhos para o desenvolvimento do turismo do concelho, daí a aposta neste evento “para promover a gastronomia e as tradições que marcam a nossa identidade, lhe conferem diferença e genuidade”.

Rui Pereira congratulou-se com o facto de, fruto da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, os produtos locais integrarem as sugestões das unidades de restauração, de que são exemplo os queijos e as manteigas, a doçaria e os vinhos verdes da região. A exemplo desde evento, também “o Sabores do Campo é uma importante aposta na qualidade, inovação e excelência do serviço e na arte de bem confeccionar”, referiu o Vereador, adiantando que dos 20 restaurantes aderentes, metade participarão no Concurso Gastronómico associado à iniciativa. Rui Pereira salientou também a participação das pastelarias neste evento, elogiando a fama que granjeiam a nível nacional.

Destacou ainda a parceria da Escola Profissional de Esposende, que se associa através da realização de workshops de cozinha e de pastelaria, e a colaboração da Entidade Regional Turismo Porto e Norte de Portugal na promoção do evento.

Paralelamente à componente gastronómica, a 1.ª edição dos “Sabores do Campo” inclui um programa de animação, que integra, além dos workshops, as Feiras de Velharias e Artesanato, nos dias 6 e 27 de Novembro, respectivamente, e o Magusto-convívio, no dia 20 de Novembro, em S. Lourenço – Vila Chã, para além de várias outras actividades.

Afirmar Esposende como um destino de excelência para os 12 meses do ano é o grande objectivo do Município, afirmou Rui Pereira, assinalando que o Portal www.visitesposende.com tem funcionado como um excelente veículo de promoção do concelho, atendendo ao elevado número de acessos que tem vindo a registar nos últimos meses.

Em representação da Entidade Regional Turismo Porto e Norte de Portal, o Vice-Presidente Júlio Meirinhos felicitou a Câmara Municipal por esta iniciativa, apontando-a como “oportuna, estratégica e ideal” para combater a sazonalidade e equilibrar a área da restauração. “É uma forma muito simpática e inteligente de cativar pessoas e de as trazer aqui”, afirmou, considerando que a gastronomia/vinhos é um segmento estratégico que faz movimentar muita gente, como o comprovam os estudos sobre o perfil do turista nacional.

Júlio Meirinhos manifestou total confiança no sucesso da iniciativa e manifestou inteira disponibilidade da Entidade Regional para promover o evento, fazendo votos de que a próxima edição possa contar com outros veículos de divulgação, nomeadamente as lojas interactivas em rede, quer em Portugal, quer na Galiza, em Espanha.

Por sua vez, Sandra Amorim, manifestou a satisfação da Escola Profissional de Esposende em associar-se a mais esta iniciativa gastronómica do Município, que “assume particular importância” porque, tal como o “Março com Sabores do Mar”, vai permitir dar visibilidade ao trabalho desenvolvido naquele estabelecimento de ensino profissional, através do Curso Técnico de Restauração, nas variantes de cozinha e de mesa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário