ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Centro Interpretativo de S. Lourenço regista grande afluência de visitantes


Centro Interpretativo de S. Lourenço regista grande afluência de visitantes

Dois meses após a inauguração, o Centro Interpretativo de S. Lourenço, localizado na freguesia de Vila Chã, já registou perto de três mil visitantes. Com efeito, desde o dia 19 de Agosto, data em que ocorreu a abertura ao público, este equipamento cultural municipal, com valências de exposição e serviços, tem vindo a receber inúmeras solicitações de visita.


Na sua maioria portugueses, os visitantes registados até ao momento são maioritariamente do concelho, mas muitos outros são provenientes de municípios de todo o país e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Relativamente à afluência por parte da comunidade estrangeira, registou-se um total de 211 visitantes, sendo a maior parte oriunda de países do continente Europeu.

O Centro Interpretativo, que correspondeu a um investimento de cerca de 700 mil euros, pretende ser um ponto de partida para o conhecimento, não só do castro de S. Lourenço, mas toda a área geográfico-arqueológica de Esposende.

Dispõe de um espaço expositivo, dividido em duas partes, uma mais estática e outra com um carácter mais temporário.


Na parte mais estática, que também se pretende sensorial e interactiva com o público, é feito o enquadramento do espaço e sua contextualização/introdução às transformações do território, é explicada a evolução da Arriba Fóssil e a ocupação humana até à Idade Bronze, sendo também prestada informação sobre o binómio ocupação-recursos naturais. Num momento mais interactivo é proposto um jogo multimédia sobre a vida no castro de S. Lourenço há cerca de 2.000 anos atrás.

Na visita a este equipamento é ainda feita uma abordagem mais centrada na evolução da ocupação deste sítio arqueológico, através do visionamento de um pequeno filme, que tem como principal personagem a figura de Caturo, o pequeno guerreiro do castro de S. Lourenço.

O Centro Interpretativo dispõe ainda de uma área expositiva, onde está patente uma exposição temporária, que aposta na valorização da disciplina de arqueologia e da sua importância no estudo/investigação da ocupação do monte de S. Lourenço, dando a conhecer o espólio encontrado, com incidência em quatro principais momentos: da primeira ocupação conhecida (Bronze Final) até à última (Idade Média), e a construção da actual capela de S. Lourenço, bem como das lendas associadas a este local.

Refira-se ainda que o Centro Interpretativo de S. Lourenço acolhe o Serviço de Património Cultural da Câmara Municipal de Esposende que, para além dos estudos que tem desenvolvido acerca do património arqueológico e histórico do concelho, aposta fortemente no Serviço Educativo, direccionado a todo o tipo de públicos, dos mais novos aos adultos.

O Centro Interpretativo de S. Lourenço funciona de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e ao fim-de-semana apenas mediante marcação prévia. As marcações de visitas são efectuadas através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt, ou do telefone 253 960 100 (extensões 4953/4951).

Nenhum comentário:

Postar um comentário