ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 25 de outubro de 2011

» 1 a 30 de Novembro – SABORES DA TERRA – Gastronomia de Outono


» 1 a 30 de Novembro – SABORES DA TERRA – Gastronomia de Outono



Restauração

A Gastronomia e os Vinhos são produtos estratégicos para o desenvolvimento do turismo do concelho de Esposende.

Ciente das dificuldades do sector e tendo em conta o sucesso da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, a Câmara Municipal de Esposende decidiu lançar o desafio às unidades de restauração concelhias para que apostem na promoção dos seus pratos e na arte de bem servir.

Com a chegada do Outono, surgem novos ingredientes, que trazem diversidade, aromas doces e quentes e “Sabores do Campo”. É a altura ideal para se degustar um generoso vinho verde, deleitar-se com umas castanhas e outras iguarias reconfortantes da época. Esposende é, indubitavelmente, uma terra associada ao peixe. Contudo, é um concelho do litoral minhoto onde a carne também faz parte da sua gastronomia.

A gastronomia de Outono pode incluir refeições muito variadas, sendo as carnes acompanhadas pelos frescos hortícolas do litoral de Esposende, pelos Lacticínios de Marinhas e sobremesas com doçaria onde pontificam as Clarinhas de Fão, sempre com o acompanhamento de um bom vinho verde dos produtores engarrafadores locais.

Pretende-se, com este evento, promover a gastronomia e as tradições que marcam a nossa identidade e lhe conferem diferença e genuinidade. Ao promovermos o que é nosso, estamos a valorizar tudo aquilo que o concelho tem de mais distintivo e valioso.

Promover a qualidade da restauração do concelho, divulgar e utilizar cada vez mais os produtos endógenos e atrair comensais para combater ou atenuar a sazonalidade da procura que se verifica nesta época do ano são objectivos primordiais da iniciativa.

Doçaria

A pastelaria e a doçaria regional detêm, cada vez mais, uma importância valiosa no domínio do património gastronómico de cada concelho.

Na fuga à vulgaridade e à crescente “industrialização” do sector, algumas “casas” desencadearam a sua especialização em certos e determinados produtos que nos deixam “água na boca”.

Quem não provou, ou pelo menos identifica, os apreciadas Clarinhas de Fão, os Folhadinhos ou as Nélias?

Foi, pois, com o intuito de valorizar as potencialidades gastronómicas de Esposende, enlevar o bom nome da doçaria concelhia e enriquecer o “cartaz” dos “Sabores do Campo”, atribuindo-lhe alguma “doce magia” na captação dos visitantes, que julgamos oportuno incluir nesta “Gastronomia de Outono” uma breve nota alusiva a estas verdadeiras ”obras de arte” que se produzem nas nossas pastelarias.

Bom, e como “o que é doce não amarga”, o melhor mesmo é visitar as nossas pastelarias e provar uma destas “guloseimas”.



» 20 de Novembro – MAGUSTO – 15h – S. Lourenço – Vila Chã
 
Considerando que o concelho de Esposende é rico em costumes e cultura popular, o Magusto Convívio é organizado, anualmente em Novembro, com o objectivo de preservar os usos e costumes associados às tradições populares.

A organização da actividade é da Câmara Municipal de Esposende em colaboração com os agrupamentos folclóricos.

Os magustos que se celebram em época de São Martinho são um louvor à castanha, ao vinho e água-pé. Portugal é um país vinícola e, como tal, o Dia de São Martinho é consagrado à tradição de se abrirem as adegas para provar o vinho novo, como diz o adágio popular. As castanhas estalam nas fogueiras, à volta das quais o povo se reúne em convívio para celebrar o santo. Entre a degustação das castanhas e do vinho novo, dança-se e cantam-se alegremente canções tradicionais.

De referir que a iniciativa é aberta á comunidade em geral com acesso livre.

Posto de Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário