ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Município de Esposende renova parcerias com instituiçõ​es concelhias no âmbito do Programa de Enriquecim​ento Curricular


A Câmara Municipal de Esposende vai renovar os protocolos de colaboração com instituições do concelho, de modo a garantir a continuidade do sucesso na implementação do Programa de Enriquecimento Curricular (PEC) no 1.º Ciclo do Ensino Básico, contribuindo para uma educação de qualidade para todos e fomentando a igualdade de oportunidades.
 
Deste modo, serão celebrados acordos com o Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, Centro Social da Paróquia de Curvos, Centro Social da Juventude Unida de Marinhas e com a AMA – Associação de Amigos do Autismo, que prevêem a disponibilização, no corrente ano lectivo, de recursos humanos qualificados que possam integrar uma bolsa de professores de substituição.
 
Esta medida tem permitido optimizar os recursos qualificados existentes nas instituições concelhias e contribuído fortemente para que não existam tempos lectivos sem professor. Efectivamente, na avaliação do Programa, efectuada junto de todos os intervenientes no final do ano lectivo, este foi um dos aspectos que mereceu nota positiva, na medida em que permite colmatar as faltas dos professores, contribuindo para um melhor funcionamento do PEC.
 
O apoio do Centro Social da Juventude Unida de Marinhas e da AMA – Associação de Amigos do Autismo visam garantir a realização de actividades, respectivamente, na Unidade de Apoio à Muiltideficiência da EB1/JI Góios e da Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo, sedeada na EBI de Forjães, promovendo-se, desta forma, a igualdade de oportunidades para todas as crianças.

Refira-se que o Programa de Enriquecimento Curricular surgiu da necessidade de adaptar os tempos de permanência das crianças nos estabelecimentos de ensino às necessidades das famílias e garantir que esses tempos sejam pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens associadas à aquisição das competências básicas. O objectivo geral deste Programa passa por proporcionar a todos os alunos do 1.º Ciclo a oportunidade de usufruírem, gratuitamente, de uma série de actividades de enriquecimento curricular, no prolongamento do horário.
 
No ano lectivo 2011/2012 são promovidas actividades nas áreas do Ensino de Inglês, Ensino de Música, Actividade Física e Desportiva, Expressão Plástica, Actividades Rítmicas e Expressivas e Ensino Experimental das Ciências, abrangendo mais de 1500 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário