ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Museu Municipal acolhe Exposição Fernando Rosário e Esposende - Pintura 1970-2010»


O Museu Municipal de Esposende foi pequeno para acolher todos quantos quiseram marcar presença na inauguração da exposição «Fernando Rosário e Esposende — Pintura 1970–2010», que decorreu ao final da tarde do passado dia 18 de Agosto, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa.


Família, amigos e admiradores da obra deste pintor esposendense, autodidacta, encheram por completo a Sala dos Azulejos, que acolhe a mostra até ao próximo dia 16 de Outubro, num acto que João Cepa classificou como a "certificação da importância e da qualidade da iniciativa". O Presidente da Autarquia considerou que a exposição agora trazida a público constitui um segundo momento de homenagem ao Mestre Fernando Rosário, que sucede à atribuição da Medalha de Mérito Cultural do Município, em 2008.

João Cepa destacou a paixão que Fernando Rosário nutre pela arte e pela pintura, bem pela sua cidade. "É um verdadeiro esposendense que se orgulha da sua terra e isso está provado na sua obra", afirmou, felicitando o autarca pelo trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo das últimas quatro décadas.

O pintor manifestou o seu agradecimento ao Município pela oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho, assim como à Fundação Eng.º António de Almeida, com quem tem trabalhado, e que se fez representar por Eugénia Aguiar Branco, que enalteceu as qualidades artísticas e humanas do pintor, realçando o prestígio que granjeia no mundo académico.

A exposição "Fernando Rosário e Esposende — Pintura 1970–2010" é uma mostra evocativa de Esposende nos últimos 100 anos, que reúne uma selecção da obra plástica do pintor, com peças provenientes da colecção do autor e de coleccionadores privados.

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada de terça a sexta–feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, e ao sábado e domingo, das 15h00 às 18h30. As visitas de grupos e escolas são efectuadas mediante marcação antecipada, através do e–mail museu.esposende@cm–esposende.pt ou do telefone 253 960 182.

Nenhum comentário:

Postar um comentário