ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Município aprovou Plano de Acção para a Sustentabilidade Energética de Esposende


O Município de Esposende quer ser, em 2020, um concelho modelo ao nível energético-ambiental. Esta intenção está plasmada no Plano de Acção para a Sustentabilidade Energética de Esposende (PASEE), recentemente aprovado em reunião do executivo.

Trata-se de um documento de índole estratégica, onde estão definidas a acções a desenvolver com vista a reduzir, em pelo menos 20% e até 2020, as emissões de CO2 na área do Município, de acordo com o compromisso assumido aquando da respectiva adesão à iniciativa europeia “Pacto de Autarcas”, em Fevereiro de 2010. De facto, este projecto traduz as preocupações locais dos efeitos ao nível das alterações climáticas e identifica-se pela implementação organizada de acções visando contribuir para a sua minimização.


A estratégia de actuação foi definida com base num inventário de referência das emissões relativo ao ano de 2008, onde o concelho é caracterizado quer do ponto de vista do consumo final de energia quer do das emissões de CO2 a este associadas, sendo que, além da Autarquia e das empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000, são chamados a envolver-se neste desígnio toda a comunidade do concelho.

De entre as várias medidas/acções que contribuem para a redução das emissões de CO2 e que serão implementadas, destaque para a substituição das lâmpadas incandescentes, renovação de frota automóvel, utilização de pneus de baixa resistência ao rolamento na frota automóvel da Autarquia e verificação e, caso necessário, correcção da pressão, e incorporação na frota automóvel de sistemas de monitorização. Pretende-se ainda desenvolver acções de informação e sensibilização energético-ambiental junto dos sectores doméstico e terciário, já que estes representam uma larga fatia dos consumos energéticos do concelho e, pelo tanto, também das emissões de CO2.

Enquanto consumidores e prestadores de serviços, a Câmara Municipal e as empresas municipais assumem um papel de fulcral importância para o sucesso da implementação do PASEE, pelo que se comprometem a implementar medidas de melhoria do desempenho energético de todos os seus edifícios, bem assim como ao nível da promoção da iluminação pública eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário