ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Esposende inaugurou Centro de Educação Ambiental no Dia do Município

 
“O Centro de Educação Ambiental será mais um pólo de atractividade do concelho” afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, na inauguração deste novo equipamento, localizado na Quinta do Paiva, na freguesia de Marinhas, cerimónia que teve lugar no Dia da Cidade e do Município, no passado dia 19 de Agosto.


 
Para além da mais-valia que representa no plano da sensibilização e educação ambiental, o Centro de Educação Ambiental (CEA) constitui também uma forte aposta em termos turísticos, assinalou João Cepa, aludindo à qualidade do equipamento, um pólo dinamizador e inovador na área do ambiente, onde serão potenciadas e trabalhadas novas metodologias. O Autarca assumiu o projecto como um desafio pessoal ao nível da actividade autárquica, cuja concretização se traduz na realização de um “velho sonho”, que nasceu “quando a Câmara Municipal de Esposende fez uma aposta muito séria num projecto de educação ambiental que tem obtido resultados extraordinários”.

A inauguração do CEA traduz-se, segundo o Presidente da Autarquia, no primeiro passo de um projecto ainda mais ambicioso, que incorpora o Parque Temático dos Moinhos da Abelheira e que será “um complexo inigualável, que pode ombrear com o que de melhor existe em Portugal ao nível da sensibilização e educação ambiental”. João Cepa aproveitou a oportunidade para clarificar que o Parque Temático dos Moinhos da Abelheira é para executar, logo que a Câmara Municipal tenha a posse das construções, seja através de negociação directa ou por expropriação.
 
Na hora dos agradecimentos, o Autarca não esqueceu os colaboradores e técnicos da Autarquia e da Esposende Ambiente, a empresa municipal que vai gerir o novo equipamento e que “está entre as melhores do país, sendo um exemplo de competência e dedicação”. Alvo de elogios por parte de João Cepa foi também o Presidente da Junta de Freguesia de Marinhas, Aurélio Neiva pela ambição e poder de reivindicação junto da Autarquia.
 
O Presidente da Junta de Freguesia começou por agradecer à Autarquia e à Esposende Ambiente a construção do Centro de Educação Ambiental em Marinhas, contribuindo para o desenvolvimento da localidade, que ambiciona ser “uma referência no roteiro turístico da região e do Norte do país”, atendendo ao seu vasto património. Aurélio Neiva apontou a criação do Parque Temático dos Moinhos da Abelheira e a requalificação do Adro da Senhora da Paz como investimentos da maior importância para o desenvolvimento da freguesia e saudou a atribuição da Medalha de Mérito Municipal pelo Município à empresa Lacticínios das Marinhas, considerando a distinção “justa e merecida”.

O Centro de Educação Ambiental representou um investimento de aproximadamente um milhão de euros. A exposição permanente “Ambiente Interactivo” constitui uma das principais fontes de atracção do equipamento, que dispõe de Biblioteca equipada com diversas publicações relacionadas com o meio ambiente, Ecoteca, Auditório com 70 lugares sentados e sala de actividades. Ao nível dos espaços exteriores, o CEA integra as oficinas de trabalho do Verdinho e do Caça-Sujões, Hortas pedagógicas, Horto Municipal, Trilho da Biodiversidade, Cantinho da Compostagem e Parque de Merendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário