ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Esposende homenageou cidadãos, clubes e empresa no Dia da Cidade e do Município



Esposende homenageou sete cidadãos, três clubes e uma empresa do concelho no dia em que comemorou os 439 anos do Município e o 18.º aniversário da elevação a cidade.

Como habitualmente, as condecorações tiveram lugar na habitual sessão solene do Dia da Cidade e do Município, a 19 de Agosto, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal.

O Presidente da Autarquia assinalou que as comemorações, além de uma justa homenagem à história e às gentes de Esposende, são também “uma demonstração inequívoca do orgulho pelo concelho que temos vindo a construir”.


Com a Medalha de Mérito Desportivo foram distinguidas a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Fonte Boa, o Gandra Futebol Clube e a União Desportiva de Vila Chã, às quais João Cepa felicitou pelo trabalho desenvolvido ao longo de mais de três décadas, bem como pela dedicação, empenho, persistência e trabalho no fomento do desporto e na formação dos mais jovens.

O mesmo galardão foi atribuído ao atleta esposendense João Ribeiro, tido como uma referência da canoagem nacional e internacional que, por se encontrar na Hungria a disputar o campeonato do mundo de canoagem, não pode estar presente na sessão solene, onde João Cepa destacou o carácter, a humildade e a simplicidade do atleta, além das suas extraordinárias qualidades desportivas.


“Não há campeões sem bons clubes e sem bons técnicos” afirmou o Autarca, ao entregar a Medalha de Mérito Desportivo ao técnico José Manuel Faria, do Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, lembrando que “tem sido capaz de realizar um trabalho notável, tendo no seu currículo uma infinidade de títulos colectivos e individuais, assim como as mais variadas distinções”.

Numa altura em que a crise económica está a afectar particularmente o tecido empresarial, o Município distinguiu os Lacticínios da Marinhas, uma empresa local, fundada há 57 anos, que “se tem afirmado como uma das melhores indústrias do concelho, ocupando a nível regional e nacional uma posição de destaque no sector dos lacticínios”, assinalou o Presidente João Cepa, na entrega da Medalha de Mérito Municipal.

Mestre na arte de dominar as técnicas da pastelaria, em especial da chocolataria, o jovem esposendense Rui Costa foi também homenageado com a Medalha de Mérito Municipal. João Cepa destacou a sua permanente vontade e interesse em adquirir novos conhecimentos e mais competências, exortando a que “sirva de exemplo para todos os jovens deste concelho, principalmente num tempo em que as saídas profissionais são cada vez mais escassas e em que a competição no mundo do trabalho é enorme”.

Da mesma distinção foi alvo Manuel Pinto, dos Bombeiros Voluntários de Esposende, por “mais de quatro décadas de dedicação ao próximo, de amor pela farda de bombeiro”, bem como pelo percurso que serviu de exemplo a muitos outros bombeiros.

Pelo excelente trabalho que tem realizado como responsável máximo da Guarda Nacional Republicana em Esposende, o Comandante Vítor Esteves foi igualmente condecorado com a Medalha de Mérito Municipal, sendo apontado como um “exemplo de verticalidade, seriedade, profissionalismo e sentido de responsabilidade”.

“Com uma dedicação ímpar à causa pública e à sua terra, exerceu ao longo de 22 anos consecutivos as funções de Presidente da Junta de Freguesia de Mar de forma exemplar”, referiu o Presidente da Autarquia, ao entregar a Medalha de Mérito Municipal a Abílio Cerqueira, elogiando a sua generosidade, simplicidade e paixão pela causa pública.

A Medalha de Mérito Cultural foi, nestas comemorações, atribuída a Franquelim Neiva Soares, pelo estudo, o ensino e investigação que tem desenvolvido, contribuindo para um conhecimento mais profundo da História de Esposende, da região e do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário