ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Via Veteris - Actividade​s de comemoraçã​o do dia de S. Tiago em Esposende

DIA DE SÃO TIAGO
COMEMORADO EM ESPOSENDE
A VIA VETERIS, Associação Jacobeia dos Caminhos de Esposende, assinalou o dia de São Tiago (25 de Julho), na passada segunda-feira, com a organização de uma palestra no Forum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, subordinada ao tema "Caminhos Portugueses de Peregrinação - Via Veteris versus Caminho Português do Litoral para Santiago de Compostela", proferida por Carlos Alberto Brochado de Almeida, da Faculdade de Letras do Porto. Para além deste investigador, esteve igualmente presente D. Celestino Lores, presidente da Fundación Camiño de Santiago, que fez uma breve abordagem ao surgimento do fenomeno das peregrinações e a importancia dos Caminhos Portugueses para Santiago de Compostela, ressalvando que a espiritualidade é a base do caminho.

Já Carlos Alberto Brochado de Almeida, proferiu uma comunicação descrevendo a rede viária do norte de Portugal e da Galiza, desde a época romana até à idade moderna, e contexctualizando ofenomeno das peregrinações de acordo com a ecolução deste rede de caminhos de peregrinação. O caminho de peregrinação a São Tiago de Compostela mais conhecido e calcorreado na época medieval, no Entre-Douro-e-Minho foi, sem qualquer sombra de dúvida, o que tomava o percurso a partir da cidade do Porto, com passagem pela Ponte d´Ave, S. Pedro de Rates, Barcelos, Ponte de Lima, Labruja, Cossourado até Valença do Minho. A via antiga (Veteris) mais importante para o concelho de Esposende era o ramal que provinha de S. Pedro de Rates, passando pela Lagoa Negra e Barca do Lago. Prosseguia depois através do sopé poente da arriba fóssil em direcção do rio Neiva, que ultrapassava em ponte entretanto desaparecida numas cheias. A partir do séc. XVIII, a ligação inter-regional mais litoral (Caminho da Costa), com passagem por Vila do Conde, Póvoa de Varzim Apúlia, Fão e Esposende ganha importância com o desenvolvimento económico das povoações do litoral, baseado na actividade piscatória e na construção naval. 
Contudo, antecipadamente, as comemorações iniciaram-se no dia anterior (domingo), com a realização de uma caminhada intitulada “À Descoberta do Caminho de Santiago pela Costa, entre S. Pedro de Rates e Marinhas, que teve a participação de cerca de uma centena de caminhantes. Tratou-se da simulação de uma peregrinação, que teve início em S. Pedro de Rates, com uma visita guiada à igreja românica desta importante localidade do Caminho de Santiago. Esta caminhada, num total de cerca 22 km, deu a conhecer aos participantes algumas evidências históricas do traçado como, por exemplo, a Lagoa Negra, em Barqueiros, onde foi explicada a origem da mesma, referida já nas crónicas das peregrinações medievais. Depois do almoço em Fão, seguiu-se uma visita guiada ao interessante Núcleo Museológico da Santa Casa da Misericórdia de Fão, prosseguindo depois até ao Albergue de S. Miguel em Marinhas, onde terminou a caminhada com um lanche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário