ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Esposende desenvolveu projecto “Crescer saudável” no ano lectivo 2010/2011



Integrado no projecto “Crescer Saudável”, uma parceria do Município, Centro de Saúde de Esposende e escolas do concelho, e a marcar o encerramento das actividades deste ano lectivo, decorreu, no passado dia 22, na EB1 de Gandra, mais uma edição do “Chef vai à escola!”.
Com a colaboração de Ilda Costa, proprietária da “A Portuguesa”, foi confeccionado um almoço, servido ao ar livre, para cerca de 100 crianças, sendo que a ementa constou de espetadinhas de fruta como entrada, arroz de atum especial como prato principal e, no final, foi servida uma sobremesa surpresa, de forma a festejar o final do ano lectivo.
Recorde-se que esta iniciativa contou, ao longo deste ano lectivo, também com a participação de Ivo Loureiro, do Restaurante Azeite & Alho, e de Elisa Lafuente, do Restaurante Lafuente.
No âmbito do projecto “Crescer Saudável”, foram ainda desenvolvidas várias iniciativas que sensibilizaram para a importância da adopção de estilos de vida saudáveis, em especial o que toca a uma alimentação saudável. Salienta-se o programa “Apetece-me”, desenvolvido ao nível do 2.º ano do 1.º Ciclo, que contou com a participação de cerca de 400 crianças e o Programa “Segurança Alimentar para os mais novos”, desenvolvido ao nível dos 3.º e 6.º anos e que envolveu cerca de 800 crianças, com o objectivo de promover práticas de higiene e de segurança alimentar.
Paralelamente, foram ainda desenvolvidas várias acções para pais e encarregados de educação – “Aprender para Educar”, assim como a iniciativa “Uma colher cheiinha de sopa”, que pretendeu desenvolver junto das escolas um “concurso” sobre receitas de sopa, de forma a desmistificar o papel da sopa, revelar a sua importância e envolver o meio escolar no cumprimento destas tarefas.
Refira-se ainda que, no decurso deste ano lectivo, a Câmara Municipal promoveu a análise das ementas escolares, de acordo com os requisitos do Ministério da Educação, e efectuou o acompanhamento das cantinas escolares em matéria de higiene e segurança alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário