ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Autarquia promoveu acção de sensibilização sobre Educação e Segurança Alimentar em Curvos

“Aprender para Educar” 
A Câmara Municipal de Esposende promoveu, no passado dia 25 de Maio, no Centro Social de Curvos, uma acção de sensibilização sobre Educação e Segurança Alimentar dirigida à comunidade educativa, com especial enfoque para pais e encarregados de educação.
Denominada “Aprender para Educar”, esta acção pretendeu incentivar os pais e encarregados de educação para a mudança de atitudes e hábitos alimentares, dado que, a par da escola, estes têm um papel fundamental na educação alimentar dos seus filhos/educandos, competindo-lhe, desde cedo, o papel de transmitir saberes, revelando condutas alimentares que ajudem à posterior modelação de comportamentos.
Com o principal objectivo de esclarecer e debater algumas dúvidas e, sobretudo, alertar para a importância de uma alimentação saudável, foram abordados vários temas de especial pertinência, como, por exemplo, a importância do pequeno-almoço e dos lanches da manhã e da tarde, as escolhas dos alimentos para o almoço e jantar, assim como alguns cuidados na escolha e preparação dos alimentos.
Os pais e encarregados de educação presentes tiveram oportunidade de colocar algumas questões relacionadas com o consumo de determinado tipo de alimentos, com as datas de validade e rótulos dos alimentos, entre vários outros temas abordados. Foi ainda um momento importante de debate de ideias e análise conjunta da situação actual e preocupante da alimentação em idade escolar.

Esta iniciativa enquadra-se no projecto “Crescer Saudável”, que tem por objectivo a promoção de estilos de vida mais saudáveis na comunidade escolar. Recorde-se que este projecto integra a participação de todas as escolas do concelho e do Centro de Saúde de Esposende e tem vindo a desenvolver actividades que promovem estilos de vida saudáveis e que se encaixam em áreas como a promoção da prática desportiva, a alimentação, a educação sexual, apoio psicológico, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário