ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 28 de março de 2011

Museu d’Arte passa a Centro Cultural de Fão


O Museu d’Arte, em Fão, vai ser transformado em Centro Cultural. A alteração de função deste equipamento municipal foi aprovada na última sessão do executivo camarário e fica a dever-se, por um lado, ao facto de não estarem reunidas as condições para manter este núcleo do Museu Municipal e, por outro, à necessidade de dotar a Vila de Fão de um espaço cultural.
Assim, e dado que a freguesia de Fão tem necessidade de um espaço cultural, que preste apoio às associações culturais locais e que promova, em simultâneo, o património, a história, a etnografia e os artistas locais, a Autarquia entendeu converter o Museu d’Arte no Centro Cultural de Fão.
Neste sentido, vai estabelecer parceria com a Cooperativa de Ensino Zendensino e a Junta de Freguesia de Fão com vista à dinamização daquele equipamento, que irá funcionar também como um espaço experimental dos cursos ligados à Gestão Cultural e Animação Sociocultural da Escola Profissional de Esposende.
O Centro Cultural de Fão será um local de informação/formação da comunidade, dando-lhe outras visões e outras perspectivas da Cultura e terá como grande desafio tornar-se um marco de referência na promoção e divulgação da cultura, sendo um espaço da e para a comunidade local.
Esta decisão da Câmara Municipal também foi influenciada pelo facto da Autarquia ter dificuldades, com a actual conjuntura económica/financeira, em suportar os encargos do programa expositivo de dois espaços museológicos (Museu de Esposende e Museu d’Arte), sem que colocasse em causa a sua qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário