ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 22 de março de 2011

Câmara Municipal de Esposende promove programa “O Teatro e as Escolas”



A Câmara Municipal de Esposende vai levar cerca de um milhar de alunos ao teatro, amanhã e quinta-feira, no âmbito do programa “O Teatro e as Escolas”.
 
O Auditório Municipal de Esposende vai servir de palco à apresentação de dois espectáculos teatrais, concebidos a partir de obras de dois grandes vultos da literatura portuguesa, nomeadamente, Almeida Garrett e Eça de Queirós.

Este projecto da Autarquia visa, por um lado, a promoção do teatro, como arte do espectáculo, junto das escolas, e, por outro, serve de apoio ao programa curricular da disciplina de Língua Portuguesa/Português, através da dramatização de textos que os alunos estudam durante o ano lectivo. Pretende-se, assim, incutir o gosto pelo teatro e a familiarização com esta arte, para além de proporcionar o contacto dos estudantes com produções teatrais de qualidade.
 
Amanhã, dia 23, em sessões às 10h30 e às 14h30, a Associação Casa dos Afectos leva à cena, para os alunos do 8.º ano, a peça “Falar verdade a mentir”, que tem por base a obra de Almeida Garrett (1799-1854) onde é denunciada a mentira fácil e o jogo vivido por pessoas capazes de tudo fazer para subir na vida.
 
Na quinta-feira, dia 24, às 14h30, a companhia de teatro Há Cultura apresenta, para os alunos que frequentam o 10.º e o 11.º ano, a peça “Episódios da vida romântica”, baseada na obra “Os Maias de Eça de Queirós (1845-1900), que foca a sociedade, preconceituosa e boémia da época (meados do séc. XIX). Toda a acção gira em torno de um personagem, Carlos da Maia, e do contexto social de um período. Uma sociedade, que se auto proclama cosmopolita e evoluída, é retratada de uma forma irónica nos personagens/caricaturas que Eça tão bem define com a sua linguagem descritiva e mordaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário