ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 25 de março de 2011

Biblioteca Municipal de Esposende promove conversa com o músico Paulo Praça



1 Abril – 21h00

O músico Paulo Praça é o próximo convidado da iniciativa “À conversa com…” da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, a ter lugar no dia 1 de Abril, pelas 21h00.

Auto-didacta, compositor, cantor e multi-instrumentista, Paulo Praça esteve ligado aos projectos musicais Turbojunkie, Grace, Plaza, Amália Hoje e Comité Caviar.

Natural de Vila do Conde, onde nasceu na década de 70, teve as primeiras experiências musicais, entre 1985 e 1990, tendo sido considerado pela imprensa como “uma esperança na pop portuguesa”.

No início dos anos 90, em conjunto com o irmão, Simão Praça, cria os Turbojunkie, um dos grupos de rock mais influentes da década. Em 2002, funda os Grace, grupo que se extinguiu em 2004, altura em que Paulo Praça surge com um novo projecto, os Plaza, que, no ano seguinte, estiveram nomeados para os Globos de Ouro, na categoria de melhor grupo, concorrendo com os Da Weasel, The Gift e Humanos.

Em parceria com valter hugo mãe, Paulo Praça avança para a composição de “Disco de Cabeceira”, editado em 2007. O primeiro single “Diz a Verdade” é um sucesso sem precedentes, tendo sido considerado um dos temas do ano.

No início de 2009, integra o colectivo Amália Hoje, a convite de Nuno Gonçalves, mentor do projecto, apresentado publicamente a 1 de Abril de 2009, ano em que se assinalavam os 10 anos de falecimento de Amália Rodrigues, e que reuniu também as vozes de Sónia Tavares (The Gift) e de Fernando Ribeiro (Moonspell). O Disco “Amália Hoje”, um álbum que revisita fados interpretados por Amália Rodrigues à luz da sonoridade pop, sai a 27 de Abril e torna-se disco de Platina.

Paulo Praça teve, também uma experiência como guitarrista dos Comité Caviar, de Pedro Abrunhosa, antes de se dedicar à edição a solo de “Dobro dos Sentidos”, editado em finais de 2010, disco que conta com alguns convidados especiais, como Rui Reininho e Mónica Ferraz, e cujas letras são novamente do conceituado escritor e poeta valter hugo mãe.

Assim, no ano em que Portugal apresentou a candidatura oficial do Fado a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, e no mesmo dia em que se completam dois anos da apresentação pública do projecto Amália Hoje, a Biblioteca Municipal de Esposende acolhe Paulo Praça, não só para apresentar o seu mais recente projecto a solo, “ Dobro dos Sentidos” mas também para falar da importância do Fado e de Amália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário