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terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Município e Turismo do Porto e Norte de Portugal estabelecem parceria para a criação de Loja Interactiva de Turismo em Esposende

Esposende vai dispor de uma Loja Interactiva de Turismo, estrutura que ficará localizada nas antigas instalações do Posto de Turismo, junto às Piscinas Foz do Cávado.
Neste sentido, o Município aprovou a celebração de acordos de parceria com a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal para a “Concepção, Desenvolvimento e Implementação da infra-estrutura de apoio à Rede de Lojas Interactivas de Turismo” e “Execução do Projecto de Lojas Interactivas de Turismo/Centro de Informação Turística”.
Com a celebração destes protocolos de parceria estão criadas as condições para avançar com a candidatura a um apoio financeiro a atribuir pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, através do mecanismo denominado “Rede de Informação Turística Regional CIT – Centros de Informação Turística do Porto e Norte de Portugal – CIT PNP/2010”, do ON2.
A instalação da nova Loja Interactiva de Turismo passa pela execução de obras de remodelação e requalificação das antigas instalações do Posto de Turismo, ficando colocada de lado a possibilidade de implementação deste equipamento na Zona Ribeirinha de Esposende, como chegou a ser equacionado pela Autarquia. Refira-se que, provisoriamente, o Posto de Turismo funciona no Auditório Municipal de Esposende.
O novo conceito de Loja Interactiva de Turismo, idealizado pela Turismo do Porto e Norte de Portugal, pretende marcar uma nova fase na promoção da região, criando uma rede de informação turística através de espaços interligados virtualmente, que irão disponibilizar aos visitantes dados sobre a oferta de toda a região e não apenas informação local relativa ao município onde a loja está instalada, como acontece com os actuais postos de turismo.
Será um espaço onde o turista poderá ter acesso a todos os serviços necessários à sua viagem e estada na região, desde proceder à reserva de um quarto de hotel, efectuar a marcação de uma mesa num restaurante da região, comprar um bilhete para um espectáculo, alugar uma viatura ou consultar os horários de funcionamento dos diversos museus e monumentos, entre outras opções.
Pretende-se, assim, que a região no seu todo, os seus produtos, os seus monumentos, os seus valores naturais, a sua gastronomia, a sua gente, se mostre ao turista, em cada Loja Interactiva de Turismo, como se estivesse de facto a percorrê-la, permitindo-lhe ver, sentir, ouvir, saborear e experimentar o Norte de Portugal.

Antigas instalações do Posto de Turismo - Foto: Fernando Rites


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