ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Município de Esposende “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica”

O Município de Esposende aderiu à Campanha “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica”, em resposta ao desafio lançado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Deste modo, hoje, dia 25 de Novembro, Dia Internacional de Combate contra a Violência Doméstica, a Câmara Municipal aproveitou a oportunidade para sensibilizar a comunidade de Esposende, nomeadamente os agrupamentos de escolas, serviços de saúde e outros para esta temática, entregando o “Cartão Vermelho à Violência Doméstica”.
A Campanha "Cartão Vermelho" da União Europeia, e à qual Portugal aderiu, aposta na consciencialização dos cidadãos sobre este tipo de violência e no envolvimento da sociedade num compromisso público para a sua erradicação e pretende simbolizar o mostrar de um cartão vermelho à violência doméstica, visando uma actuação mais directa ao transmitir ao/à agressor(a) uma mensagem inequívoca: a sociedade está alerta e defenderá de forma veemente a vítima. 
A Conselheira para a Igualdade do Municipio de Esposende reforça que a ideia-símbolo da Campanha “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica” é um gesto que significa, simbolicamente, reprovação, repulsa social e intolerância.
“Pretendemos que a sua mensagem se generalize e se converta num recurso partilhado de toda uma sociedade que não tolera as agressões e que, de nenhum modo, é cúmplice do maltrato", refere Raquel Vale. 
Ainda nesta linha de actuação, no próximo dia 17 de Dezembro, terá lugar a assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município de Esposende e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, cerimónia que contará com a presença da Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário