ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Município colabora na recolha e divulgação do património imaterial do concelho



Projecto “Cantos, contos e que +” apresentado em Esposende
 
“Cantos, contos e que +” é como se denomina o projecto, da autoria da “Memória Media” e do Museu de Património Imaterial, ao qual o Município de Esposende se associou, que foi dado a conhecer, hoje, 29 de Novembro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Cidades pela Vida.
A sessão consistiu na apresentação dos primeiros testemunhos registados no concelho, no âmbito deste projecto de recolha e difusão da cultura de tradicional oral, realizado ao abrigo do Programa de Itinerâncias Culturais da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas/Ministério da Cultura, e coordenado, nesta fase de arranque no concelho, pela Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, como explicou a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Esposende. Jaqueline Areias saudou a iniciativa e agradeceu àqueles que deram o seu contributo para este trabalho, bem como aos mentores do projecto, que assinalou como louvável.
Em representação da “Memória Media”, Filomena Sousa agradeceu a colaboração dos esposendenses Artur Miquelino, que deu o seu testemunho sobre os pescadores e salva vidas, Abílio Cerqueira, que falou sobre o banho santo, irmãs Lúcia, Cecília e Jacinta Viana, enquanto representantes da mais antiga indústria de fabrico de foguetes do concelho, que deram a conhecer esta actividade, Olívia Nibra, que partilhou algumas histórias das gentes de Esposende, Manuel Silva, que falou sobre o cultivo do campo em masseira e da apanha do sargaço, e ainda à “Tia Quinhas”, que contou sobre as dificuldades vividas noutros tempos e superadas, muitas vezes, com as cantigas. Filomena Sousa referiu a importância da recolha de testemunhos, por todo o país, como forma de perpetuar a tradição oral e de a passar às gerações mais novas, e desafiou as instituições com valências para a terceira idade a partilhar os testemunhos dos seus utentes, enriquecendo este projecto.
Na mesma linha, José Barbieri, outro dos produtores da “Memória Media” assinalou que, uma vez disponibilizadas na internet, “estas histórias atravessam o mundo e estão sempre vivas”.
O projecto “Cantos, contos e que +” fundamenta-se na urgente necessidade de identificar, registar, preservar e divulgar um património que está em risco de se perder: os contos, as lendas, os provérbios, as lenga-lengas e demais expressões da cultura oral ; o “saber-fazer” de antigos artesãos, da pequena indústria tradicional e do comércio tradicional; os costumes e ritos que ainda se manifestam em quotidianos da esfera profissional, familiar e social das populações.
Os materiais produzidos, em vídeo e áudio, são depositados digitalmente no site www.memoriamedia.net, onde estão disponíveis on-line para consulta, sendo que, no que respeita aos conteúdos de Esposende, em apenas 48 horas, foram efectuadas mais de 400 visualizações.
Este projecto conta com a colaboração do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e tem o reconhecimento de Interesse Cultural do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário