ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 30 de novembro de 2010

Laurinda Alves esteve em Esposende para falar sobre a abolição da pena de morte e os direitos humanos


Dia Mundial das Cidades pela Vida

A abolição da pena de morte e os direitos humanos estiveram, ontem, em foco, no Museu d’Arte, em Fão, naquela que foi uma das iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Esposende, no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Cidades pela Vida, designadamente uma tertúlia com a jornalista e autora Laurinda Alves.
Num ambiente informal e com a sala repleta, a conversa decorreu em torno do filme “A Última Caminhada”, de Tim Robbins (1995), onde se acompanha a longa espera de um condenado no corredor da morte. “A força da mudança está em ser amado, apenas” foi desta forma que Laurinda Alves terminou a sua intervenção, bastante apreciada por todos os presentes.

Em representação da Câmara Municipal, a Vereadora da Cultura e Educação, Jaqueline Areias, agradeceu a presença da jornalista que, deste modo, se associou ao Município na celebração do Dia Mundial das Cidades pela Vida, que se assinala precisamente hoje, dia 30 de Novembro, aniversário da primeira abolição oficial da pena de morte.
Entre a vasta plateia, estiveram presentes as utentes da Comunidade de Inserção Social de Esposende (CISE), da Associação Esposende Solidário, em tratamento terapêutico do alcoolismo, que partilharam as suas vivências e falaram sobre o processo de recuperação que estão a efectuar.
Laurinda Alves ficou fascinada com o projecto do CISE e manifestou o seu gosto em estar presente aquando da apresentação da peça de teatro que está a ser desenvolvida por este grupo, juntamente com os adolescentes que se encontram no Centro de Acolhimento Temporário Paula Azevedo, do Centro Social Abel Varzim, projecto financiado pelo IPJ.
Para além desta tertúlia, o programa comemorativo do Dia Mundial das Cidades pela Vida promovido pela Câmara Municipal de Esposende incluiu a apresentação pública do projecto de recolha da tradição oral de Esposende “Contos, cantos e que +” e visitas guiadas ao Pelourinho de Esposende, símbolo do poder judicial desde a Idade Média, com o castigo do condenado feito em praça pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário