ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Esposende vai comemorar Dia Mundial das Cidades pela Vida

A Câmara Municipal de Esposende vai associar-se às comemorações do Dia Mundial das Cidades pela Vida, que se assinala no próximo dia 30 de Novembro, aniversário da primeira abolição oficial da pena de morte.
Respondendo a um convite endereçado pela Comunidade de Santo Egídio da Cidade de Roma, em Itália, a Autarquia irá desenvolver um conjunto de actividades no âmbito da Cultura e da Educação.
Assim, na próxima segunda-feira, dia 29 de Novembro, pelas 14h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, decorrerá a apresentação pública do projecto de recolha da tradição oral de Esposende “Contos, cantos e que + … Memória Imaterial”.
No mesmo dia, pelas 18h30, no Museu d’ Arte, em Fão, a jornalista e autora Laurinda Alves irá proferir uma palestra sobre a temática da abolição da pena de morte.
Laurinda Alves foi apresentadora de programas de televisão e rádio, Directora da revista Pais & Filhos e colunista no semanário O Independente e no jornal Público. Participa regularmente em encontros, debates, conferências e seminários em escolas e instituições em todo o país e vai com alguma assiduidade a lugares menos comuns como cadeias e centros de recuperação, onde se sente muito mais próxima daqueles que, de uma forma ou de outra, vivem “à margem”. Em 2000, Laurinda Alves foi distinguida com o grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo debate e defesa das questões educativas.
A encerrar o programa comemorativo, no dia 30 de Novembro, a Câmara Municipal organiza visitas guiadas para o público e para as escolas do concelho ao Pelourinho de Esposende, símbolo do poder judicial desde a Idade Média, com o castigo do condenado feito em praça pública.
Trata-se de um dos mais significativos monumentos da cidade, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933. A sua história remonta às origens da Vila de Esposende, sendo que, com a instauração da República, em 1910, o Pelourinho, já sem o simbolismo do poder Real, foi desmontado, fruto mais do seu mau estado pela incúria dos homens do que de um ajuste de contas entre republicanos e monárquicos. Foi, entretanto, reconstruído entre 1925 e 1929 e colocado na nova entrada da vila, no Largo de Santana ou de “Santa Ana”, onde hoje se encontra, tomando este espaço o nome de Largo do Pelourinho a partir de então.
A visita para o público em geral está marcada para as 11h00, com concentração dos participantes prevista para o Museu de Esposende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário