ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Museu de Esposende comemora 1.º Centenário da implantação da República


O Museu de Esposende está a assinalar o 1.º Centenário da implantação da República, através da realização de um conjunto de actividades direccionadas para a comunidade escolar do concelho, com destaque para o projecto “O Museu vai à Escola com… a República”, onde se realiza a oficina itinerante “Os dias da República em Esposende”.
Do programa comemorativo fazem parte também a visita guiada às exposições patentes no Museu, “Os Ideais da República em Esposende”, patente na Sala dos Azulejos, e “Ensaio Urbano: Esposende de Vila a Cidade – processos de transformação”, nas galerias do 1.º e 2.º andar, bem como a visita pedonal à cidade, no percurso enriquecido, “O Caminho dos Mareantes… com a República”, que inclui narrativas de reconstituição de episódios e figuras da época.
Pretende-se, com este programa percorrer o ideário da 1.ª República, familiarizando o público escolar com expressões como igualdade, fraternidade e liberdade, as palavras-chave dos conteúdos do Portugal Republicano entre 1910 e 1929.
A apresentação da letra do Hino Nacional e a sua descodificação, a exploração da iconografia presente na Bandeira Nacional e a apresentação para os diversos estudos para o busto feminino que ficou popularizado como a “República”, são alguns dos destaques da oficina “Os dias da República em Esposende”.
No “Caminho dos Mareantes… com a República” visitam-se as peças arquitectónicas mais emblemáticas, da 1ª República, na cidade, como a Capela dos Mareantes, o Largo Fonseca Lima, a Capela do Senhor dos Aflitos, os Paços do Concelho, os primitivos Largo da República, Hospital D. Manuel, “Julgado Municipal” e Quartel da Guarda Fiscal, e ainda o Largo do Pelourinho, o Largo Rodrigues Sampaio e o próprio Teatro-Club, inaugurado em 1911 como “animatógrapho” destinado à cultura e ao lazer, hoje adaptado a Museu de Esposende.
Para os mais pequenos, dos 3 aos 5 anos de idade, o Museu apresenta, ainda integrado na oficina itinerante, uma selecção de brinquedos de época, oriundos da colecção do Museu, datados desde finais de 1890 até aos anos de 1930.
Refira-se que, em Outubro, em apenas duas semanas, a oficina itinerante e as visitas guiadas no Museu e na cidade, registaram a participação de 806 utentes, sendo 584 alunos do concelho, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, facto que, segundo a Vereadora do Pelouro da Educação, Jaqueline Areias, “é um número recorde nos 18 anos de actividades do Serviço Educativo do Museu de Esposende, o que demonstra bem o interesse que o projecto ganhou junto da comunidade educativa concelhia”.
O programa está sujeito a reserva e marcação antecipada junto dos Serviços Educativos do Museu, através do telefone 253 960 182, do fax: 253 960 176 ou do e-mail museu.esposende@cm-esposende.pt. A entrada e a participação nas actividades do Museu são gratuitas e decorrem durante o horário de abertura ao público em geral, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Os Serviços Educativos funcionam apenas durante a semana, mas o Museu está aberto ao sábado e domingo, das 15h00 às 18h00 e encerra à segunda-feira e feriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário