ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Autarquia de Esposende oferece Manual Digital a alunos e professores do 1.º Ciclo


Neste ano lectivo, a Câmara Municipal de Esposende ofereceu, a todos os alunos e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, o “Manual Digital”, com a finalidade de potenciar o desenvolvimento educativo das crianças.
Trata-se de um software que abrange as áreas curriculares da Língua Portuguesa, Estudo do Meio, Matemática, bem como de enriquecimento curricular, ao nível do Inglês e TIC.
Esta ferramenta educativa contempla os diversos conteúdos inseridos nos currículos escolares, de forma interactiva, lúdica e extremamente apelativa, podendo ser utilizada em sala de aula ou em casa, por professores e alunos, bem como pelos pais e encarregados de educação.
Uma das grandes vantagens deste produto é que não necessita de ligação à Internet, aumentando a sua autonomia de utilização, promovendo, ao mesmo tempo, a universalidade no acesso por parte de todos os alunos, independentemente da sua condições sócio-económica e cultural.
O “Manual Digital” permitirá potenciar a comunicação entre todos os actores educativos, uma vez que possibilita, por exemplo, a divulgação de notícias, eventos, actividades, trabalhos, entre os professores, alunos, pais e Município.
Outra potencialidade prende-se com a possibilidade da personalização dos conteúdos educativos à realidade do concelho, nomeadamente no que diz respeito aos exercícios e jogos educativos (história local, património histórico, cultural e ambiental, património imaterial, entre outras dimensões).
Numa primeira fase, foram distribuídos DVD’s a todos os alunos e professores do 1.º Ciclo do concelho, assim como um caderno de exercícios que acompanha, ao nível do Inglês, o “Manual Digital” dirigido aos 3.º e 4.º anos de escolaridade. Todos os professores tiveram ainda a oportunidade de participar em acções de formação, realizadas nos vários Agrupamentos de Escolas.
O Manual Digital abrange, desta forma, um total de 1594 crianças, correspondendo a um investimento na ordem dos nove mil euros, representando um claro esforço financeiro que a Câmara Municipal assume, em prol da promoção do sucesso educativo.
De referir que a segunda geração do projecto “Manual Digital” conta com a parceria do Instituto de Educação da Universidade do Minho e constitui um contributo para integração curricular das tecnologias de informação na escola, através da disponibilização de conteúdos validados para as diferentes áreas de estudo aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A Autarquia defende que o recurso às novas tecnologias no âmbito da Educação, devidamente implementadas e sem pôr em causa domínios tão importante como a relação professor-aluno, a leitura, a escrita, ou a criatividade, se traduz numa mais-valia, sendo que a Escola deverá, ela própria, promover esta aproximação, sob pena de não acompanhar a evolução dos tempos e das exigências da sociedade actual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário