ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 26 de julho de 2010

Município de Esposende volta a disponibilizar Bibliotecas de Praia



Aliar a leitura aos banhos de sol. É esta a proposta da Câmara Municipal de Esposende que, desde o passado dia 24 de Julho e até ao próximo dia 5 de Setembro, coloca à disposição dos veraneantes todo o tipo de publicações, desde livros a jornais e revistas nas Bibliotecas de Praia de Suave Mar, Cepães/Marinhas, Ofir/Fão e Apúlia.
Nestas bibliotecas, os banhistas poderão encontrar também informação cultural e turística do Município de Esposende, através de vários suportes promocionais alusivos aos eventos, recursos e atractivos do concelho, disponíveis em balcões específicos.
As Bibliotecas de Praia, que funcionam diariamente, incluindo fim de semana e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, dispõem de uma quantidade significativa de livros de género variado, do romance à prosa, passando pela poesia, pela literatura policial e de ficção científica, sem esquecer a literatura infanto-juvenil.
Ao nível das publicações periódicas disponibilizam quase todos os títulos de informação local, regional e nacional, do jornal diário ao semanário, às revistas de cultura, educação, decoração, informática, saúde, desporto e lazer. As crianças, além de livros e jogos apropriados para a idade, encontram nas actividades de expressão plástica uma outra forma de “brincar” em família.
A leitura pode ser feita na esplanada que integra a Biblioteca de Praia ou passível de requisição domiciliária, sendo que, para além dos livros disponíveis nas Bibliotecas de Praia, o leitor pode solicitar títulos existentes na Biblioteca Municipal central, que rapidamente o entrega ao leitor.
Recorde-se que este projecto de promoção da leitura iniciou-se em 1996, com a criação da Biblioteca de Praia, junto à Foz do Rio Cávado, e alcançou êxito imediato, estando consolidado nos hábitos de Verão de turistas e residentes, como atestam os cerca de 13 mil leitores que, anualmente, passam pelas quatro Bibliotecas de Praia.
Totalmente suportado pela Câmara Municipal de Esposende, este projecto conta, ao nível dos recursos humanos, com a colaboração do Programa de Bolsas de Estudo em Regime de Ocupação de Tempos Livres da Autarquia e do Instituto Português da Juventude, programa OTL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário