ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 27 de julho de 2010

Município de Esposende e freguesia de Antas homenagearam poeta António Corrêa d’Oliveira



A Câmara Municipal de Esposende e a Junta de Freguesia de Antas prestaram homenagem ao poeta António Corrêa d’Oliveira, no passado fim-de-semana, nomeadamente através da realização de uma exposição e de uma palestra alusivas à vida e obra do poeta, bem como da inauguração de um monumento.

A homenagem decorreu no âmbito das Jornadas Culturais de Antas 2010, organizadas pela Junta de Freguesia, com a colaboração das associações locais e o apoio da Autarquia, que decorrem ainda até ao dia 1 e Agosto e que visam assinalar o cinquentenário da morte de António Corrêa d’Oliveira.
No Salão Paroquial de Antas, teve lugar, no passado dia 23, a abertura de uma exposição sobre a vida e obra do poeta, à qual se seguiu a realização de uma palestra por Raul Saleiro, autor do livro “António Corrêa d’Oliveira – Do Mar à Serra, entre os dois, a terra dos nossos pais”, uma edição da Junta de Freguesia então apresentada.
 “Homenagear é recordar é dar a conhecer” referiu o Vereador da Câmara Municipal de Esposende, Rui Pereira, assinalando que as cerimónias irão “eternizar o nome de António Corrêa d’Oliveira, tal como já o foram a atribuição do nome da escola do 2.º e 3.º ciclos da sede do concelho e o campo de jogos desta freguesia”. O Vereador destacou a “grande quantidade e qualidade das obras” do poeta e “a importância que teve na sua geração” e saudou a Junta de Freguesia pela iniciativa, bem como todos quanto a ela se associaram, considerando que se trata de “um grande contributo para o desenvolvimento cultural deste concelho”.
Por seu lado, o Presidente da Junta de Freguesia referiu que se pretendeu “recordar e homenagear este ilustre homem das letras e, simultaneamente, dar a conhecer às gerações mais novas a vida e a obra do poeta”. António Cruz agradeceu, por isso, “à Câmara Municipal a colaboração e apoio prestados, sem os quais dificilmente teríamos possibilidade de erguer o monumento”.
Em representação da família do homenageado, António Nuno Corrêa d’Oliveira agradeceu à Junta de Freguesia e à Autarquia de Esposende pela iniciativa de homenagem, que apontou como um contributo para dar a conhecer o poeta e a sua obra.
O segundo momento da homenagem decorreu no passado dia 25, com a inauguração do monumento alusivo ao poeta, localizado junto à Capela de Nossa senhora dos Remédios, em Antas, próximo da Quinta de Belinho, onde o poeta viveu e escreveu grande parte da sua obra.

Na cerimónia, a Vereadora da Cultura da Autarquia de Esposende, Jaqueline Areias, referiu que a homenagem ao poeta António Corrêa d’Oliveira constitui o “momento forte das Jornadas Culturais de Antas”, vincando que “foi com grande agrado que a Câmara Municipal se associou a esta homenagem edificando o monumento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário