ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Município de Esposende homenageou Belemino Ribeiro na abertura do Fórum da Educação 2010


Com a homenagem a Belemino Ribeiro teve início, no passado dia 22, o Fórum da Educação 2010, que a Câmara Municipal de Esposende leva a efeito até ao próximo dia 7 de Junho, sob o lema “Criatividade e Educação”.
A sessão de abertura decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, da Vereadora da Educação, Jaqueline Areias, e do Director Regional de Educação do Norte (DREN), que manifestou satisfação pela vasta assistência presente e pela prestação, na cerimónia, do Coro de Pequenos Cantores de Esposende, um projecto conjunto do Município e da Escola de Música de Esposende. António Leite saudou a Autarquia pela realização do Fórum da Educação e pela escolha do tema, assinalando que “é com iniciativas como esta que podemos dar um passo em frente e tornarmo-nos parceiros para garantir que a Educação chegue a todos”.
A apresentação do programa de actividades desta sexta edição coube à Vereadora da Educação, tendo o Presidente da Câmara Municipal deixado um apelo à participação neste evento, que constitui “uma oportunidade para discutir aquilo que são as nossas preocupações em termos educativos”. João Cepa apontou alguns dos problemas que afectam o sector da Educação e aproveitou para deixar um apelo ao Director da DREN no sentido de que a área da Educação não seja afectada pelas medidas de contenção orçamental decretadas pelo Governo. O Autarca apelou também a António Leite para que o encerramento de estabelecimentos de ensino não seja determinado pela quantidade de alunos, mas pela qualidade das escolas, e, face à anunciado congelamento de admissões na Administração Pública, pediu que sejam criadas excepções, e apontou, a título de exemplo, a eventual impossibilidade de substituição de auxiliares de acção educativa. Ainda aproveitando a presença do responsável da DREN, João Cepa referiu a necessidade de se definirem outros critérios para a atribuição de apoios no âmbito da Acção Social Escolar, para além do rendimento declarado do agregado familiar, de modo a não criar situações de injustiça.
No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal, reconhecendo que inicialmente foi céptico e crítico à introdução do programa, deu nota positiva à introdução das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) nas escolas, bem como à requalificação do parque escolar que está a ser levada a cabo pelo Governo e pelas Autarquias. Notou que o Município de Esposende “é também um exemplo” pela iniciativa de construção de Centros Educativos, sendo que depois do de Esposende, já em funcionamento, se segue o de Fão, estando também em perspectiva os Centros Educativos de Marinhas, de Forjães e de Apúlia.
A terminar a sua intervenção, João Cepa anunciou a intenção da Autarquia de avançar com a construção de uma Escola de Artes nas áreas do teatro, da música e da dança, naquele que poderá vir a ser um dos projectos mais importantes do Município e um dos seus maiores investimentos.
À sessão de abertura do Fórum da Educação seguiu-se a homenagem, a título póstumo, a Belemino Ribeiro (1918-1991), um autodidacta esposendense que se destacou sobretudo na escultura, com destaque para os baixos-relevos, mas também no desenho, pintura e escrita. A homenagem incluiu uma conferência sobre a vida e obra de Belemino Ribeiro, proferida pelos investigadores Albino Penteado Neiva e José Felgueiras, que deram o conhecer aquele que foi “um admirável pescador escultor das terras de Suave Mar”, segundo palavras do poeta António Corrêa d’Oliveira. Além da palestra, a homenagem incluiu o descerramento da nova placa toponímica da Rua Belemino Ribeiro e a abertura da Exposição “Belemino Ribeiro: o homem e o artista”, na Sala dos Azulejos do Museu de Esposende.

“A ingratidão é a pior das fraquezas humanas” citou o Presidente da Câmara Municipal para dizer que “o Município não pode e não deve ser ingrato, pelo que, ao longo dos anos tem sabido distinguir os ilustres esposendenses que contribuíram para o seu desenvolvimento”, seja através da entrega de medalhas municipais, integração dos nomes na toponímia ou atribuição dos nomes a edifícios públicos, de que é exemplo o Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.
Naquela que foi a segunda homenagem do Município – Belemino Ribeiro havida sido distinguido com a Medalha de Mérito Cultural do Município em 1991 – João Cepa referiu que o homenageado “foi importante porque era um homem simples, humilde, com uma capacidade de sonhar incrível, que teve uma grande paixão pela sua terra”, justificando a homenagem pelo “contributo que deu para o engrandecimento cultural de Esposende”.

“É de inteira justiça que o Mestre Belemino Ribeiro faça parte da toponímia da cidade”, afirmou, apelando para que a toponímia seja “uma ferramenta de promoção cultural e educativa”. A par deste apelo, João deixou um desafio a Penteado Neiva para que ceda ao Município, para publicação, o trabalho de investigação que desenvolveu sobre a toponímia da cidade.
Em nome da família, o filho do homenageado, António Ribeiro, também ele distinguido com a Medalha de Mérito Cultural do Município em 2006, agradeceu à Câmara Municipal a homenagem, dizendo-se “honrado e feliz” e falando com orgulho do pai, um homem que “vivia em estado de poesia e de encantamento” e que “não precisou de sair de Esposende para se sentir feliz”. Mais tarde, na inauguração da exposição, António Ribeiro anunciou a intenção da família de doar a peça do busto de Manuel de Boaventura à Biblioteca Municipal de Esposende.
Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário