ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fórum da Educação acolheu III Encontro de Intervenção Precoce de Esposende

Integrado no Fórum da Educação 2010, decorreu, no passado dia 29, no Auditório Municipal de Esposende, o III Encontro de Intervenção Precoce, subordinado à temática “Pensar, Moldar, Criar”.
A Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Esposende, Raquel Vale, presidiu à sessão de abertura, tendo assinalado o excelente trabalho que a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Precoce de Esposende (EMIPE) vem desenvolvendo desde Maio de 2008, quando foi constituída formalmente, fruto da parceria estabelecida entre o Município, o Centro Distrital de Segurança Social, Hospital de Santa Maria Maior de Barcelos, Administração Regional de Saúde, Santa Casa da Misericórdia de Esposende, APPACDM e DREN.
Raquel Vale referiu que o Município dispõe de “uma equipa apta, pela sua multidisciplinaridade, a poder intervir e acompanhar, apoiar e orientar a família no seu dia a dia, em pequenos gestos que se traduzem em mais valias no desenvolvimento das crianças”.
Em representação dos restantes parceiros, estiveram presentes, por parte do Centro Distrital de Segurança Social, Cristina Sanches, do Hospital de Santa Maria Maior de Barcelos Ana Maria Marques, do ACES III Cávado Esposende / Barcelos Nazaré Costa, da Santa Casa da Misericórdia de Esposende Emília Vilarinho, e da DREN Losa Esteves, sendo que todos destacaram o trabalho desenvolvido pela EMIPE como uma mais valia para as crianças e suas famílias.
Os trabalhos propriamente ditos iniciaram-se com a conferência “Da organização dos serviços às boas práticas”, na qual Otília Margarida Marques deu a conhecer a Equipa de Coordenação Regional de Intervenção Precoce do Alentejo, e Isabel Narquel dos Santos falou sobre a Equipa de Intervenção Precoce de Montemor-o-Novo, com moderação a cargo de Cristina Sanches, do Centro Distrital de Segurança Social de Braga. Quanto mais precocemente as crianças forem acompanhadas melhor, o benefício é maior e o custo menor, foi uma das conclusões saídas das experiências partilhadas.
“As necessidades (in)satisfeitas” foi o tema do painel que se seguiu e que juntou à mesma mesa duas mães com filhos com necessidades de intervenção precoce, que estão a ser acompanhadas pela Equipa de Esposende, bem como uma outra que é orientada pela equipa de Montemor-o-Novo. A moderar os testemunhos, emocionantes, de muita coragem e muita luta, destas mães, esteve Ana Isabel Pinto, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Seguiu-se a Conferência “Caminhar, sempre”, com a médica Ivone Teixeira, da EMIPE de Esposende, a apresentar dois anos de trabalho, que se traduz em 76 avaliações e no acompanhamento de oito crianças, em estreita colaboração com as famílias. Como forma de melhor desenvolverem o seu trabalho, as técnicas desta equipa têm vindo a participar em diversas acções de formação, sendo de realçar a criação de um Centro de Recursos, que lhes permite dispor de equipamento para uma melhor avaliação das crianças. Ivone Teixeira, que se auto-intitulou como caloira ao nível da intervenção precoce, falou com entusiasmo do trabalho que a EMIPE efectua, notando que “é muito aliciante” e vincando a necessidade do trabalho dos técnicos ter continuidade no domicílio com as famílias, com vista à obtenção de melhores resultados.
A encerrar os trabalhos, a Vereadora da Autarquia de Esposende, Raquel Vale, elogiou o trabalho dos técnicos que trabalham na intervenção precoce e agradeceu às famílias que partilharam as suas experiências. Disponibilizou-se ainda, em nome do Município, para colaborar com a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Precoce de Esposende.
Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário