ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


Vídeos de Luís Eiras – esposendealtruista.blogspot.com.br


 
Vídeos de Luís Eiras – esposendealtruista.blogspot.com.br

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Restaurante Camelo de Apúlia vence "Março com Sabores do Mar" 2010

“Robalo com Algas e Ouriços-do-mar”, do Restaurante “Camelo”, de Apúlia, foi o prato vencedor do Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”, que arrecadou também uma Menção Honrosa pelo factor “Inovação”.
O 2.º lugar pertenceu ao Restaurante “Moinho de Vento”, de Apúlia, que concorreu com “Sargo em Crosta de Sal” e o 3.º classificado foi o Restaurante “Água-pé”, da cidade de Esposende, que apresentou a concurso “Tranches de Peixe Porco com Algas e grelos”, tendo sido distinguido também com a Menção Honrosa pelo “Ambiente” e “Relação Preço/Qualidade”.
A entrega dos prémios e de diplomas de participação e lembranças decorreu, ontem à tarde, no Auditório Municipal de Esposende, numa cerimónia que incluiu também um desfile de fardamentos de cozinha pelos alunos da Escola Profissional de Esposende.
Nesta oitava edição do Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”, o Júri, presidido pelo Chefe Silva e constituído por Albino Penteado Neiva e João Leite Gomes, da Confraria de Gastrónomos do Minho, e pelos Chefes José Alexandre e António Alexandre, decidiu atribuir o Diploma de Mérito e Qualidade a restaurantes cuja qualidade gastronómica é de salientar.
Assim, o Restaurante “Rita Fangueira” recebeu o Diploma de Mérito e Qualidade, o Restaurante “Foz do Cávado”, além deste Diploma, foi distinguido também com uma Menção Honrosa pelo “Acompanhamento – Vinhos”, o Restaurante “Santo António” recebeu a Menção Honrosa “Acompanhamento - guarnição”, o Restaurante “Zé dos Leitões” a Menção Honrosa “Promoção”, o Restaurante “By Barca” a Menção Honrosa “Qualidade do Serviço”, e o Restaurante Biqueirão a Menção Honrosa “Higiene”.

Por sugestão da Comissão Gourmet e por unanimidade, foi decidido atribuir o Prémio especial revelação “Jovem Cozinheiro Profissional dos Sabores do Mar” a Maria José Lagoela, do Restaurante “Água Pé, e o Prémio especial “Carreira” a Ivete do Céu Vaz Martins (76 anos), do Restaurante “Bom Fim 2”, pela longevidade da sua carreira ao serviço da restauração.
Como forma de reconhecimento pelo historial e importância desta unidade de alojamento e pela qualidade do seu serviço, a Comissão Gourmet deliberou ainda atribuir o Prémio do Júri ao Axis Ofir Beach Resort Hotel, sendo que, por unanimidade do Júri, foi igualmente decidido distinguir a Escola Profissional de Esposende, pelos dezassete anos dedicados à formação e valorização técnica, profissional e pessoal dos jovens da região.
Relativamente ao 2.º Concurso Gastronómico do “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, o Júri presidido pelo Chefe Silva e do qual fazem ainda parte Francisco Sampaio, da Confraria de Gastrónomos do Minho, Aníbal Soares, da Confrerie de la Chaine des Rotisseures, e o Chefe António Alexandre, decidiu atribuir o 1.º prémio a Silvana Neves, o 2.º lugar a Isabel Torres, e o 3.º a Tiago Vasco, sendo que os restantes três concorrentes, Teresa Moreira, José Mineiro e Luis Araújo, ficaram classificados em 4.º lugar ex-aequo.
Como habitualmente, foram entregues lembranças e prémios aos representantes e cozinheiros dos 15 restaurantes que integraram o concurso gastronómico, bem como um diploma de participação aos 26 restaurantes aderentes à décima primeira edição do “Março com Sabores do Mar”, tendo ainda sido presenteados com lembranças todos os parceiros da Câmara Municipal na promoção desta iniciativa, bem como os elementos do Júri.
À semelhança de edições anteriores, foi feita a entrega de um cabaz com produtos locais, no âmbito do sorteio relativo ao preenchimento dos inquéritos do “Março com Sabores do Mar”.
Em jeito de balanço, o Vereador do Turismo da Câmara Municipal referiu que esta é uma “iniciativa marcante a nível gastronómico do Norte do país”, que a Autarquia pretende “valorizar ainda mais” e que “constitui uma excelente oportunidade de negócio”para as unidades de restauração, que devem olhar para este evento como uma forma também de combater a crise. Rui Pereira, referindo-se ao Concurso Gastronómico, frisou que “não é uma disputa entre restaurantes, o que se pretende é a inovação e a criação”, regozijando-se com o facto de alguns dos pratos que estiveram a concurso ao longo das edições constarem agora das ementas dos restaurantes e dos que este ano se apresentarem a concurso terem sido dos mais comercializados.
O Vereador do Turismo aproveitou a oportunidade para exortar os empresários da restauração a apostarem nos produtos locais, desde a doçaria aos vinhos, passando pelos produtos hortícolas e lacticínios. “Temos obrigação de defender aquilo que é nosso”, afirmou.
A edição de 2011 do “Março com Sabores do Mar” está garantida, assegurou Rui Pereira adiantando que, também para o ano, a Câmara Municipal pretende lançar um outro evento gastronómico, desta feita de pratos de carne, que visa também a promoção dos produtos hortícolas da região.
Em representação da Confraria dos Gastrónomos do Minho, Manuel Albino Penteado Neiva afirmou que “Esposende é já uma referência a nível da gastronomia do mar”. Felicitou os restaurantes aderentes pela qualidade e inovação demonstradas e exortou-os a continuar a participar nesta iniciativa que ano após ano “tem melhorado imenso”.
Enquanto membro do júri do “Concurso Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, Francisco Sampaio elogiou o evento, que surgiu como um prolongamento dos Domingos Gastronómicos da então Região de Turismo do Alto Minho, enquanto promotor da cozinha de autor e da gastronomia local.
 Gabinete de Relações Públicas da CME

MENSAGENS POPULARES

VDJ

33 - "Voz Desportiva do Jandirinha"-
25-01-2015
Taça da A. F. Braga- 4ª eliminatória-                 

A. D. Esposende  1   S. Paio D´Arcos 1
 Perante uma fraca assistência, A. D. de Esposende recebeu a equipa  do S. Paio D´Arcos, (clube fundado em 1975) do Pró-Nacional e empatou a uma bola, depois de estar a vencer, num jogo muito equilibrado e, com o empate a prevalecer até ao final do jogo, procedeu-se ao prolongamento de trinta minutos  e o resultado não se alterou.
 Numa tarde friorenta, o desenrolar do jogo, sempre bem disputado e com muito dinamismo por parte das duas equipas, aqueceu a assistência  pela imprevisibilidade do resultado...
 Na marcação de pontapés da marca de grandes penalidades, a equipa forasteira conseguiu passar à eliminatória seguinte  e o Esposende  falhou  dois desses "castigos máximos" e o S Paio D´Arcos apenas falhou um. 
 O Esposende fez uma boa exibição, especialmente no segundo tempo e o seu setor defensivo esteve em destaque não permitindo grandes veleidades aos atacantes  adversários.
 A arbitragem não comento mas, neste jogo gostaria de tecer comentários, contudo tenho de ser coerente com os meus princípios nesta página desportiva e reservo-me ao silêncio...
 Um destaque insólito neste jogo: o fiscal  Auxiliar foi atropelado por um jogador do Esposende e caiu desamparado e o jogo teve de ser interrompido para ser prestado "auxílio ao auxiliar"... A assistência "auxiliou" com uma injusta risota.... 
  Um abraço desportivo para os leitores desta crónica desportiva semanal.

Alguns resultados das "camadas" jovens da ADE:

Juniores:
Jornada 15:
Gondizalves 3 Esposende 13

Benjamins:
 jornada 12 - série A:
Os Andorinhas 0 Esposende A 5

Benjamins:
Jornada 12- série B:
Os Andorinhas 1 Esposende B 7

Os iniciados (A e B), juvenis e  infantis não jogaram por interrupção dos seus campeonatos.

 O meu muito obrigado pela atenção prestada e um abraço especial aos meus amigos, distantes de Esposende: Fernando Rites, Toninho, Eduardo, primos Gomes, todos no Brasil e uma saudação calorosa ao ilustre Fernando Rites, responsável pelo nosso Blog-esposendeeoseuconcelho-  um esposendense sempre apaixonado pela sua terra, um amigo  cordial, prestável , sincero e solidário às suas "gentes".
 A amizade. é isto mesmo, consagrada neste sucinto mas belíssima  mensagem....
                        V.D.J.
                                                                         Carlos Manuel de Lima Barros
25 de janeiro de 2015

A. Pinto

ESPOSENDE TERRA DE CAMPEÕES
Por A. Pinto

Tive oportunidade, no passado sábado, de assistir na Zona Ribeirinha de Esposende a uma (mais uma) justa homenagem ao nosso Campeão Motard Paulo Gonçalves, realizada pelo Município de Esposende.
Tive o prazer e a honra de pessoalmente felicitar o Grande Campeão, que tanto tem prestigiado e honrado a nossa/sua terra e Portugal.
Após lhe ter pedido um autógrafo num poster seu, para meu neto de 12 anos, seu fã incondicional, reparei que estava na presença de uma figura simples e simpática, o qual me sensibilizou bastante.
Também aqui o Paulo Gonçalves é um Campeão.
Como tudo na vida é preciso saber estar!... E o nosso Campeão também sabe estar!... 
Uma palavra pela forma como, sem qualquer preconceito e informalidade, foi visível e notória a presença do responsável pelo mais alto cargo do nosso Município.
Misturado com os motards e equipado como tal, como qualquer cidadão comum, emprestou a esta cerimónia  um carisma muito especial, dando um sinal de simplicidade e humildade... Bom exemplo!.... 
"As pessoas não são apreciadas pelo que são, mas sim pelo que representam!..."
Como Esposendense, quero mais uma vez felicitar Paulo Gonçalves, fazendo votos que muita sorte (sim, sem sorte não há campeões), desejando-lhe que continue a somar muitos êxitos pessoais, e assim continuará a contribuir par o prestígio e engrandecimento de Esposende e de Portugal.
E, como Esposende é terra de campeões, também aqui uma referência especial e justa para lembrar, os nomes de Teresa Portela e de João Ribeiro(campeões canoístas),porque também eles são, produtos nossos Made in Esposende.
a.pinto

PAULO GONÇALVES