ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 30 de abril de 2010

Município de Esposende faz balanço positivo da Semana do Voluntariado

A Câmara Municipal de Esposende traça um balanço extremamente positivo da Semana do Voluntariado, realizada entre os dias 19 e 25 de Abril para assinalar o 1.º aniversário da criação do Banco Local de Voluntariado (BLV).
Uma campanha de recolha de brinquedos, uma caminhada e uma acção de formação sobre “Envelhecimento Activo”, foram as actividades levadas a cabo e que permitiram promover uma cidadania activa e solidária, contribuindo para que pessoas e instituições desenvolvam acções em prol da comunidade.
Outro dos propósitos da Semana do Voluntariado passava por divulgar o BLV junto da comunidade, objectivo plenamente conseguido através da inscrição de 20 novos voluntários.
A Campanha de Recolha de Brinquedos “Contribui para um Sorriso” superou as melhores expectativas, dado que permitiu angariar uma quantidade assinalável de produtos, desde livros, bonecas, puzzles, brinquedos de imitação e destreza, entre outros. De realçar a participação empenhada da comunidade educativa que em muito contribuiu para o sucesso desta iniciativa.

A caminhada “Contigo Sou Mais”, realizada no dia 25 de Abril, registou a participação de 160 pessoas, permitindo divulgar o Banco Local de Voluntariado e sensibilizar os participantes para a adopção de estilos de vida saudáveis.
No dia 20, decorreu na Casa da Juventude, uma acção de formação subordinada à temática “Envelhecimento Activo”, com o intuito de sensibilizar os participantes para o processo de envelhecimento e velhice, por forma a que melhor possam exercer o seu papel de voluntários junto dos idosos. Participaram nesta acção 17 voluntários que desenvolvem voluntariado junto da comunidade idosa, que consideraram positiva a realização deste tipo de iniciativas, na medida em que permite melhorar as práticas de voluntariado que desenvolvem.
Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário