ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Programa «Conviver para Viver» da Autarquia de Esposende proporciona envelhecimento activo


Estão abertas a partir de hoje as inscrições para as actividades de 2010 do Programa «Conviver para Viver», promovido pela Câmara Municipal de Esposende para a comunidade mais idosa do concelho.
Este programa é constituído por um conjunto de actividades socioeducativas e tem como finalidade proporcionar um envelhecimento activo, contrariando situações de solidão e isolamento social.
As acções previstas enquadram–se nos princípios da educação não–formal, pretendendo–se proporcionar momentos de convívio e de lazer, e desenvolver competências sociais, educacionais, culturais e de relacionamento interpessoal.
Do programa para este ano fazem parte as iniciativas "À Descoberta de Portugal", que visa dar a conhecer o património histórico e cultural do país, e "À Descoberta da Nossa Terra", que, por sua vez, tem como objectivo promover o património histórico, cultural e natural.
Os seniores poderão também participar nas "Conversas com…", uma acção que consiste em conversas informais sobre temáticas pertinentes para as dinâmicas diárias dos idosos, na iniciativa "Dar Cor ao Largo", que visa sensibilizar os idosos para a gestão e manutenção dos espaços verdes", e na "Tarde Dançante", que pretende fomentar redes de solidariedade.
"Pequeno–almoço hiper saudável" é outras das actividades propostas e que tem como objectivo consciencializar os mais velhos para a importância de uma alimentação saudável. O programa inclui ainda as actividades "(Re)viver as tradições: As histórias dos nossos avós", que visa promover o relacionamento inter–geracional, e a "Festa em Casa", que pretende promover o relacionamento inter–institucional, potenciando momentos de convívio e trocas de experiências.
Refira–se que o Programa "Conviver para Viver" tem vindo a registar cada vez maior participação, sendo que, relativamente a 2009, 78,3% dos inscritos o avaliaram como "Muito Bom" e 21,7% o consideraram "Bom".
As inscrições para o Programa serão feitas no Serviço de Acção Social da Autarquia, sito na Rua dos Bombeiros, n.º 51, em Esposende.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário