ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Desfile de Carnaval «Fantasia Ambiente» animou ruas da cidade de Esposende

As ruas da cidade de Esposende encheram–se de muita cor, alegria e animação com o Desfile de Carnaval «Fantasia Ambiente», evento que a Câmara Municipal de Esposende levou a efeito, no dia 12 de Fevereiro, integrado nos Programas de Educação para a Sustentabilidade para o lectivo de 2009/2010.
Perante a entusiástica assistência de centenas de pessoas, cerca de 1350 participantes deram vida ao cortejo, que se traduziu num veículo de sensibilização ambiental, apelando para atitudes mais amigas da Natureza.
Dado que 2010 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade, a temática do desfile esteve associada também ao tema da Biodiversidade, no sentido de realçar a importância vital que a biodiversidade tem para o bem–estar humano e para a sua sobrevivência. Neste sentido, a Câmara Municipal fez eco de frases como "Esposende diz sim à Biodiversidade" e "Mais Biodiversidade, Melhor Futuro", entre outras.
À semelhança de anos anteriores, os estabelecimentos de educação e ensino e instituições do concelho foram desafiados a confeccionarem os fatos carnavalescos e acessórios através de desperdícios e materiais recicláveis, no sentido de promover a aplicação da Política dos 3 R’s e sensibilizar a população para preservação do meio ambiente.
Aceitaram o desafio da Autarquia as escolas EB1 de Esposende, de Igreja (Vila Chã), de Eira d’Ana e do Barral (Palmeira de Faro) Rio de Moinhos (Marinhas) e a Escola Básica Integrada (EBI) de Forjães, bem como os Jardins–de–infância de Santo António, de Palmeira de Faro, e de Igreja, de Marinhas.
Participaram também no desfile o Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, o Centro Social da Juventude de Belinho, o Centro Social da Juventude de Mar, o Centro Social da Paróquia de Curvos, o Centro Social da Juventude Unida das Marinhas, o Centro Paroquial e Social de Vila Chã, a Assinjepe — "A Gaivota", de Esposende, e a ACARF — Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães.
Para além da APPACDM, aderiram também à iniciativa o Centro de Dia da Santa Casa de Misericórdia de Esposende, o Centro de Dia do Centro Comunitário de Vila Chã e o Lar da Santa Casa de Misericórdia de Fão.
O desfile iniciou–se no Largo dos Bombeiros, seguiu depois até ao Largo Rodrigues Sampaio, prosseguindo pela Rua 1º de Dezembro, Largo Fonseca Lima e Rua Conde de Castro e culminou no Parque Radical, com a distribuição de um lanche aos participantes.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário