ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Esposende sem casos de nemátodo da madeira de pinheiro



No concelho de Esposende não foram verificados, até ao momento, quaisquer casos de contaminação de nemátodo em pinheiro–bravo.
Em virtude da nova praga do pinheiro, o Nemátodo da Madeira do Pinheiro, foi criado o Programa Prolunp (Programa Nacional de Luta contra o Nemátodo da Madeira do Pinheiro), que tem vindo a pôr em prática acções de prospecção, monitorização, controlo do vector e erradicação.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende


Neste sentido, com a colaboração do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, foram recolhidas amostragens de pinheiro–bravo, em várias freguesias do concelho de Esposende, por técnicos da Autoridade Florestal Nacional, cujas análises se traduziram em resultados todos negativos, sendo que continuará a ser efectuada a monitorização dos casos que se venham a revelar como prováveis.
A referida praga do pinheiro, que contribui para a perda de rendimento proveniente da floresta, levou à implementação de restrições ao transporte e comercialização da madeira e subprodutos de pinho português, colocando o país como um organismo de quarentena da União Europeia.
No sentido de proceder a controlo e erradicação deste agente patogénico, foi criado um quadro legislativo específico que permitisse enquadrar legalmente as medidas de controlo fitossanitário necessárias para a minimização do risco de dispersão do Nemátodo no território nacional e, consequentemente, possibilitasse a manutenção da actividade da fileira florestal e da indústria transformadora de madeira de coníferas, especialmente vocacionada para a exportação. Para a actuação ao nível do terreno foi criado o Programa Prolunp.
O Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP), cujo nome científico é Bursaphelenchus xylophilus, é um verme microscópico, que é transmitido por um insecto vector, sendo considerado um dos organismos patogénicos mais perigosos para as coníferas a nível mundial, pois é o agente causal da doença da murchidão dos pinheiros, originando a morte das árvores afectadas. Refira–se que um pinheiro bravo adulto após ataque do nemátodo pode morrer em 3 meses.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário