ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Esposende diz não às portagens na A28


O Município de Esposende está contra a introdução de portagens na A28 e apela, por isso, à participação da população na petição anti–portagens online, que será entregue ao Governo, na Assembleia da República e aos partidos políticos. Deste modo, a Câmara Municipal colocou outdoors em locais estratégicos do concelho onde refere que "Esposende diz não às portagens na A28", apelando para que a população se junte ao movimento, subscrevendo a petição em www.peticao.com.pt/a28–sem–portagens.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende
Esposende, juntamente com os municípios de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, integra a "plataforma de entendimento" que se propõe encetar diálogo com o Governo sobre as portagens e que conta com o apoio das noves autarquias que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, designadamente Arcos de Valdevez, Caminha, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Monção, Melgaço, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.
Neste sentido, foi já solicitada uma reunião com o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, na qual os autarcas pretendem apresentar estudos que diferem dos anteriormente apontados pelo Ministério que referiam indicadores regionais que fundamentavam a introdução de portagens.
Um dos argumentos dos Municípios para contestar a intenção do Governo é a falta de alternativas à A28, sendo que a Estrada Nacional 13 está cheia de constrangimentos, desde rotundas a semáforos, além de que há certos troços que não permitem a circulação de pesados, como é o caso da ponte de Fão, em Esposende.
Por outro lado, "num momento de crise nacional e internacional, a introdução de portagens aumenta a fragilidade do tecido económico e empresarial dos concelhos que sentem já dificuldades acrescidas, tal como confirmam os indicadores regionais e concelhios, que atribuem à região Norte valores abaixo das médias nacionais, onde o Índice do Poder de Compra per capita do Norte se situa abaixo dos 80% e o PIB per capita regional se situa abaixo dos 90%".
De resto, a A28, para além de ligar os concelhos de Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos ao Porto, é a via que permite o acesso à actividade económica e social dos concelhos do Alto Minho e a articulação com a rede de estradas nacionais.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário