ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Aprovado orçamento de 5 milhões de euros da Esposende Ambiente para 2010



A Câmara Municipal de Esposende aprovou, por unanimidade, o Plano Plurianual de Investimentos da Entidade Empresarial Municipal Esposende Ambiente (EAmb) para o ano de 2010, com um orçamento de aproximadamente 5 milhões de euros.
A maior parte da verba — cerca de 3,5 milhões — será canalizada para o alargamento da rede de saneamento, sendo que 2010 será o ano de conclusão das empreitadas em curso, nomeadamente nas freguesias de Antas e Palmeira de Faro, assim como da entrada em funcionamento das obras de Gandra e Belinho, muito recentemente concluídas e em fase de recepção provisória.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Em termos de objectivos traçados para o próximo ano, a Esposende Ambiente visa, de um modo geral, dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo, no sentido da melhoria contínua da qualidade de vida da população e da promoção da sustentabilidade ambiental do concelho, constituindo–se como uma empresa de referência no sector em que desenvolve a sua actividade.
A manutenção da certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente constitui outra das metas para o próximo ano, estando em perspectiva a certificação ao nível da responsabilidade social e a implementação de projectos na área da Gestão Sustentada da Energia e da elaboração do seu Relatório da Sustentabilidade.
No âmbito da melhoria na prestação de serviços, é intenção da empresa manter uma grande aposta na Gestão de Clientes, não apenas no sentido de angariar novos clientes, mas de forma a que os serviços prestados o sejam de forma continuadamente mais eficiente e com maior qualidade.
Aliás, um dos mais importantes objectivos da EAmb continua a ser o de aumentar as taxas de cobertura e de adesão ao sistema público de drenagem e tratamento de águas residuais e a taxa de adesão ao sistema público de abastecimento de água, pelo que a aposta da empresa prosseguirá a este nível.
A redução das perdas de água e detecção e controlo de infiltrações na rede de saneamento é outra das prioridades, sendo que, a este nível, foram dados já passos muito significativos, o que permitiu reduzir e manter em cerca de 15% a taxa de perdas de água, um valor que constitui já uma referência ao nível nacional.
A formação e valorização dos recursos humanos da empresa vão continuar a merecer especial atenção, possibilitando que muitos trabalhos técnicos, que anteriormente eram contratados, possam ser efectuados pelos colaboradores da empresa, o que representa a contínua motivação de todos e uma clara vantagem ao nível económico–financeiro.
No que respeita aos serviços de limpeza pública e de espaços verdes, perspectiva–se a implementação dos Planos de Gestão, elaborados com o objectivo primordial de promover a definição de novas e mais arrojadas estratégias, melhorando os projectos de limpeza de praias e pinhais, a limpeza pública, a recolha selectiva, a gestão da Linha Verde, entre vários outros aspectos.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende




Estas novas infra–estruturas representam mais de 1 850 possíveis ligações à rede, elevando a taxa de cobertura da rede de drenagem de águas residuais no concelho para cerca de 85%, o que representa um aumento de aproximadamente 10% relativamente aos números actuais. Refira–se, a propósito, que ao nível do abastecimento de água, Esposende regista uma taxa de cobertura de praticamente 100%.

Um comentário:

  1. "Voz desportiva do Jandirinha":
    A A.D.E -Associação Deportiva de Esposende- recebeu e venceu , no estádio P. Sá Pereira, a equipa do PICA por 2 - 1 , depois de estar a perder por 1-0.
    Ao intervalo registava-se um empate 1-1, golo de Formoso ,na marcação de uma grande penalidade.
    Na segunda parte, com um futebol mais organizado e entrosado, a ADE conseguiu o golo da vitória por Filipe Alexandre que correspondeu, excelentemente, a um centro da direita do ataque Esposendense.


    Um resultado, no meu ponto de vista, que assisti ao jogo, perfeitamente justo, tendo em conta o que a ADE jogou na segunda parte.
    A equipa adversária foi uma digna vencida e tem uma equipa bastante equilibrada e com um grande sentido de grupo-entreajuda-.
    Com este resultado, a ADE cimentou o 2º lugar e poderá ascender ao 1º lugar, dependendo do resultado dos Caçadores das Taipas -Torcatense.
    Outros resultados das camadas jovens da A.F.Braga, em que a ADE participou:
    Juniores: ADE 3 Pico de Regalados 0
    Juvenis: Arsenal de Braga 3 ADE 0
    Iniciados; Palmeiras 1 ADE 1
    Infantis - jogo adiado- ( a ADE está em primeiro lugar, indo ganhar, no último domingo, ao Marinhas, que ocupava os lugares cimeiros, por um concludente 9-1. Equipa "maravilha"! As goleadas têm sucedido jogo após jogo.
    Um domingo desportivo sorridente para todos os esposendenses espalhados pelo Mundo,(França, Alemanha, EUA, Canadá, Suiça ...) especialmente , para a grande comunidade luso brasileira e para o meu amigo Fernando Rites e Toninho, residentes no brasil há muitos anos.
    Um abraço desportivo para todos eles.
    Carlos Barros

    ResponderExcluir