ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Carta de Esposende - Prof. Carlinhos: O emblema dos Pioneiros

Fernando, ainda tens o emblema dos Pioneiros?
Efectivamente possuo um original e sabes quem foi o artista desse autocolante que fez furor na época, devido à sua beleza artística?
Mandamos fazê-los em Viana, numa gráfica e pedimos dinheiro para pagá-lo.
Brevemente te-lo-às no teu Blog.
A minha mãe teve muita paciência comigo porque passava o tempo nos PIONEIROS, a ensinar as crianças na prática desportiva no Bairro Social e na sua sede, na antiga Casa do Povo, no rés- do -chão.
Um adeus breve.
Cumprimentos do Pinto, António Ribeiro da Música, Zé Rego, Tarrio, Vilarinho, Lino e de muitos amigos que gostam muito de ti.

Aqui vai a resposta:
O artista desse emblema/autocolante foi o nosso amigo Fernando do Rosário.
Com o nosso apoio dos PIONEIROS foi aberta uma "escola/atelier de pintura" na sede dos Pioneiros e fizemos um atelier em Apúlia, junto à praia. Fizemos um investimento de sete contos (35 euros) nessa iniciativa e os seus "frutos" foram irrisórios por razões que a memória teima em guardar segredo...
Mais umas "dicas" para a história dos PIONEIROS!

Carlos Barros

Um comentário:

  1. Saudações "desportivas"
    Devido à escassez de tempo disponível. neste preciso momento, poderei dizer mais algo sobrea actividade dos "Pioneiros, como Núcleo Desportivo /Cultural" de Esposende..
    Trabalhei no terreno , alguns anos com os atletas desta Agremiação desp./Cultural, ao sol e à chuva, sempre havia aquela carolice invejável em prol das crianças.
    Mal regressei da Guiné onde estive integrado numa companhia -2ª CART- especialista de Armas Pesadas- onde permaneci nessa ex-Colónia 26 meses, quase vinte e sete, precisamente a Compª que mais tempo deu na actual Guine-Bissau.
    Como ia dizendo, após o meu regresso da guerra dediquei-me de alma e coração aos Pioneiros, coadjuvado Pelo hercílio Campos. M. Ferreira, Zé Pilar eoutrso jovens que me ajudavam em campo;Genunho, Fernando Pompeu, em especial este grande amigo.
    A prática desportiva, era multifacetada e a cultural, menos evidente, havia todavis "uns cheirinhos" qqui e acolá"...
    Uma curiosidade: A primeira corrida de S. Silvestre em Esposende foi organizada pelos "Pioneiros" e participaram nessa primeira iniciativa 28 atletas(?)
    Na 2ª corrida, a participação foi mais alargada, 49 atletas e eu fiquei em penúltimo, com o Alvaro Russo que ganhou uma medalha por ser último e eu sabia disso e não me deixar ficar na cauda porque não seria honesto.
    Numa 3ª corrida, participaram muitos atletas, ignoro o nº e a maioria eram atletas dos "Pioneiros" e jogadores do Esposende, (Guimarães,...) nessa altura estava na II ou III Divisão Regional, onde fui director e mesmo jogador, uma época.
    Na organização, participou, entre outros, o Prof. António C. Ribeiro, Fernando Pompeu, Miguel da ADE e mesmo , o Jorge "Torradinhas", um adepto incondicional do atletismo.

    No final das corridas , iamos para o antigo Quartel dos Bombeiros de Esposende beber champagne e comer bolo-de rei com os bombeiros em serviço.
    Até breve, a minha memoria "falará" mais um pouco, noutra ocasião.
    Um abraço
    Saudades imensas dos Pioneiros, Um Projecto de Abril, de liberdade, de amor ao desporto

    Carlos Barros:

    ResponderExcluir