ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Autarquia de Esposende faz balanço positivo da Campanha Bandeira Azul 2009

À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Esposende levou a efeito, durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, a Campanha Bandeira Azul 2009, nas praias de Apúlia, Cepães, Ofir e Suave Mar, com um saldo bastante positivo quer ao nível da participação quer dos objectivos traçados.
Com esta campanha procurou reforçar–se as medidas de prevenção e de sensibilização junto dos banhistas e da população em geral, numa tentativa de os alertar para as consequências de alguns dos seus comportamentos que acarretam consequências graves para o meio ambiente. Assim, foram desenvolvidas diversas actividades de educação ambiental, que decorreram essencialmente nas praias com Bandeira Azul (Cepães e Apúlia), sendo que as acções foram direccionadas para públicos–alvo distintos e, pelo tanto, realizaram–se maioritariamente nos meses de Julho e Agosto, o que se justifica pelo facto de haver uma maior afluência de crianças que se encontram a frequentar os ATL’s e de visitantes, respectivamente.
De realçar que, no âmbito da avaliação da satisfação dos participantes nas iniciativas promovidas pela Autarquia, os resultados foram excelentes, traduzindo–se tal num claro incentivo em dar continuidade aos projectos que neste domínio têm sido implementados. Mais uma vez, a Autarquia contou com a colaboração dos jovens inscritos no Programa de Ocupação de Tempos Livres do Instituto Português da Juventude, através dos projectos Verão Solar e Programa Nacional de Vigilância da Bandeira Azul, bem como de jovens inscritos no recentemente criado Banco de Voluntariado Local de Esposende.
Considerando que o concelho de Esposende é um dos destinos de férias com maior expressão para grande parte das população dos concelhos vizinhos, são inevitáveis os efeitos a nível ambiental sentidos todos os anos, devido a este aumento sazonal de população, que se traduzem por acréscimos de consumos de recursos, aumento da pressão sobre os ecossistemas naturais, entre outros aspectos.
Nesta medida, é de realçar o contínuo empenho do Município de Esposende, apostando na realização de acções de sensibilização e na formação ambiental dos banhistas e dos munícipes, como contributo fundamental para melhorar a sua atitude perante as questões ambientais e de preservação dos recursos naturais.
Para mais informações sobre esta campanha e seus resultados, poderá ser consultado o relatório de Actividades de Educação Ambiental da Bandeira Azul 2009, disponível no site da Autarquia, no micro–site Ambiente.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Município de Esposende submetida em segunda–feira, 19 de outubro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário