ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 2 de novembro de 2008

RESGATANDO A NOTÍCIA - BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE ANTÓNIO RODRIGUES SAMPAIO

"Estão a aproximar-se do final as comemorações do bicentenário do nascimento de António Rodrigues Sampaio, que a Câmara Municipal de Esposende tem vindo a promover para homenagear esta ilustre figura esposendense, natural da freguesia de Mar, que se destacou como jornalista, parlamentar e governante.

Assim, na próxima sexta-feira, tem lugar, na Casa da Juventude, uma conferência subordinada ao tema “Jornalismo e Política em Rodrigues Sampaio” e a apresentação do livro “António Rodrigues Sampaio Bicentenário do Nascimento – Actas do Seminário 21 de Julho de 2006”, por Jorge Alves, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sessão de abertura está marcada para as 18h00.

As comemorações dos 200 anos do nascimento de Rodrigues Sampaio culminam no próximo dia 24, terça-feira, na Igreja Velha de Mar. Para as 21h30 está agendada a apresentação da Medalha Comemorativa do Bicentenário do Nascimento de António Rodrigues Sampaio, seguida do concerto de encerramento das comemorações, pelo Grupo de Câmara de Esposende.

Em parceria com o Centro Social da Juventude de Mar e com a colaboração de várias entidades, a Câmara Municipal desenvolveu, ao longo do último ano, um vasto conjunto de acções para assinalar a efeméride.

O seminário “Bicentenário do Nascimento de António Rodrigues Sampaio”, organizado em parceria com a Universidade do Minho e que contou com presença do Ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva e com a participação de reputados investigadores em diferentes áreas, marcou o início do programa comemorativo, que integrou também um Concerto Coral Sinfónico.

Uma Exposição Bibliográfica, assim como o lançamento de um Inteiro Postal e a aposição de um carimbo alusivo ao dia do nascimento de Rodrigues Sampaio (20 de Julho) assinalaram a data, bem como uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Esposende, realizada na terra natal do homenageado.

O programa incluiu, ainda, as exposições “António Rodrigues Sampaio no lápis de Bordalo Pinheiro” e “António Rodrigues Sampaio – Vida e Obra” e o concurso literário “Sabes quem foi?”, promovido nas escolas do 2.º e 3.º ciclos do concelho".


Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende submetida em quarta-feira, 18 de julho de 2007

NOTÍCIA EXTRAÍDA DO PORTAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESPOSENDE

"VAMOS CONHECER E AMAR A CIDADE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário